Associado Alexandre José Guimarães recebe título de Pós-Doutor pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

A AESMP parabeniza Alexandre José Guimarães, que recebeu o título de Pós-Doutor na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) ao apresentar o relatório de conclusão da pesquisa pós-doutoral: “A gestão de processos durante a pandemia da covid-19 no Ministério Público do Estado do Espírito Santo".

Fizemos algumas perguntas sobre a pesquisa para o associado, vejam abaixo:

1) Qual o título da sua pesquisa?

A gestão de processos durante a pandemia da covid-19 no Ministério Público do Estado do Espírito Santo

2) Qual Instituição de Ensino você cursou?

Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

3) Qual foi a sua inspiração para a pesquisa?

A pandemia da Covid-19 e a necessidade de atuação eficaz e processualmente nova imposta ao MPES.

4) Como foi a sua experiência no desenvolvimento do curso e na elaboração da pesquisa?

Excelente. A supervisão do Prof. Dr. Hermes Zaneti Jr. foi extraordinária e motivadora.

5) Quais foram as suas principais conclusões?

Em linhas gerais, a de que a atuação extrajudicial foi fundamental para o controle da pandemia, reservando-se a atuação perante o Judiciário para controlar os desvios dos gestores em relação ao cumprimento do ordenamento jurídico.

6) Qual o impacto da sua pesquisa no trabalho do Ministério Público?

Mostra, fundamentalmente, que a atuação estratégica e debatida entre membros e membras é crucial para a construção de soluções em face dos desafios diários enfrentados pelo Ministério Público, a exemplo do que ocorreu com a Covid-19.

7) Como a sua pesquisa pode favorecer a sociedade?

Oferecer respostas céleres (acesso à justiça) para questões coletivas e urgentes e que, tradicionalmente, não são obtidas com a urgência necessária. Além disso, mostrou a importância da atuação dos membros e membras de primeiro grau na sensibilização extrajudicial de gestores, bem como da necessidade de aproximação dos primeiro e segundo graus e da destacada importância dos Centros de Apoio Operacional, Núcleos e Grupos do MPES. Destaco, ainda, a importância da atuação da Procuradoria-Geral de Justiça na mobilização institucional e social.

8) Você pretende publicar a sua pesquisa?

Sim, mas após a conclusão de novas pesquisas que estou realizando.

9) Houve um acréscimo pessoal e profissional com a realização do curso e com a defesa da pesquisa?

Sim. O pós-doutoramento na UFES, sob a atenta supervisão do Prof. Dr. Hermes Zaneti Jr. foi uma rara e desejada oportunidade de aprender com um dos maiores processualistas da atualidade e, simultaneamente, com um colega motivado e aglutinador. A reunião dessas condições me permitiu conhecer melhor o Ministério Público e, sobretudo, apesar das crises, da capacidade institucional de mobilizar e transformar a sociedade.

10) Você recomenda o curso?

Sim!!! É um curso de escol; uma rara oportunidade de colher em terras capixabas o que há de melhor no ensino jurídico da atualidade mundial, pois Professores Doutores de diversos países são convidados a partilhar suas reflexões sobre temas relevantíssimos para a sociedade.



COMPARTILHE:

Ultimas Notícias: