AESMP abre novamente espaço e candidatos ao cargo de Procurador-Geral de Justiça apresentam suas pro
Dentro dos princípios democráticos e da transparência, a Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP) realizou, mais uma vez, entrevistas com os candidatos ao cargo de Procurador-Geral de Justiça. Foram feitas de forma escrita e oral, que estão agora sendo publicadas no Portal do Associado da AESMP, para conhecimento dos seus associados.
Para ter acesso às entrevistas gravadas e escritas, Clique Aqui, que levará o leitor à área restrita deste Portal. Além de postar as entrevistas gravadas e escritas em seu Portal de Notícias, a AESMP vai enviar links das gravações e dos textos para todos os associados por meio do WhatsApp.
Os seis candidatos ao cargo de chefe do Ministério Público do Estado do Espírito Santo para o biênio 2018/2020, por ordem alfabética, são: Alexandre José Guimarães, Eder Pontes da Silva, Marcello Souza Queiroz, Márgia Chianca Mauro, Nícia Regina Sampaio e Sueli Lima e Silva. As entrevistas concedidas pelos candidatos estão também em ordem alfabética em nosso Portal.
As entrevistas orais foram gravadas em sistema de áudio e vídeo, onde cada um dos seis candidatos teve chance de expor seus projetos e propostas. O tempo foi livre para cada candidato responder as cinco perguntas. Da mesma forma, tiveram liberdade para responder, por escrito, as 12 perguntas postadas também no Portal da AESMP.
Os candidatos compareceram à Sede Administrativa da AESMP, em Vitória, para as entrevistas gravadas. Agradeceram a iniciativa da Associação e elogiaram a forma democrática com que a entidade abriu espaço para exposição de seus programas de gestão.
Esta é a segunda vez consecutiva que a AESMP oferece, por meio de seus canais de comunicação, oportunidade para que candidatos ao cargo de Procurador-Geral de Justiça exponham suas ideias e apresentem propostas de governança, se comunicando diretamente com os eleitores, que são os Membros Ativos do MPES: Promotores e Procuradores de Justiça. No pleito de 2016, a Associação promoveu o mesmo tipo de evento com os oito candidatos.
Para o presidente da Associação, Adélcion Caliman, mais importante do que oferecer os canais de comunicação da entidade para os candidatos, é a manutenção da posição de neutralidade em relação ao pleito. "A AESMP, mais uma vez, ofereceu tratamento igual a todos os candidatos, com o objetivo de possibilitar que todos pudessem apresentar suas propostas”, salientou o presidente.
A eleição que definirá os integrantes da lista tríplice de 2018 será realizada no dia 23 de março. A votação será presencial e ou pela via internet, das 9 às 17 horas. Após a definição da lista tríplice, caberá ao Governador do Estado escolher o sucessor ou a sucessora da atual chefe do Ministério Público Estadual, a doutora Elda Márcia Moraes Spedo, num prazo de até 15 dias. A posse será no dia 2 de maio.
Seguindo a tradição e orientação da CONAMP, a AESMP informa que, comprometida com o fortalecimento contínuo do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, continuará apoiando publicamente o candidato mais votado no pleito.