AESMP CRIA DEPARTAMENTO DE COMPLIANCE

Data da postagem: 22/05/2023


Para instalar na AESMP protocolos mais modernos e eficientes de gestão de riscos administrativos, financeiros e judiciais, a associação ganhou um Departamento de Compliance. Liderado pelo membro do Conselho Deliberativo, Rafael Calhau Bastos, o setor conta também com Evaldo França Martinelli, Letícia Lemgruber Francischetto e Bianca Seibel Pinto como integrantes.

Rafael Calhau e o presidente da AESMP, Leonardo Cezar, explicam que nivelar a associação às melhores práticas públicas e privadas de integridade, torna os processos mais ágeis e transparentes.



“O Departamento de Compliance tem como objetivo estabelecer e promover uma cultura organizacional que valorize a ética e a integridade dentro da AESMP. Ao fazer isso, buscamos melhorar a eficiência administrativa em todas as atividades da associação, visando à gestão adequada de bens e serviços para beneficiar os associados. O compliance desempenha um papel crucial ao estabelecer políticas, processos e controles que promovam a conformidade com as leis, regulamentos e normas aplicáveis”, conta Calhau.



Já Leonardo Cezar aponta que a implantação deste setor era uma meta de campanha da nova gestão.



“Foi uma das metas da campanha melhorar o que já dá certo na AESMP. Os temas (Compliance e Governança) se tornam cada dia mais indispensáveis em qualquer empresa ou instituição preocupada com gestão e reputação. A implantação de nosso departamento é fundamental neste sentido, pois estabelece meios e controles de ações para o cumprimento das normas, evita conflitos de interesse e, especialmente, mapeia riscos administrativos e judiciais. Nosso radar está ligado nas melhores práticas de transparência, governabilidade e ética para levar o melhor aos associados e agregar capital social para nossa entidade associativa, de modo a ter acesso aos benefícios que o mundo globalizado oferece”, conclui o presidente.