AESMP presta homenagem aos novos Membros Inativos do Ministério Público Estadual

Data da postagem: 29/05/2017

A Associação Espírito-Santense do Ministério Público realizou, na sexta-feira (26/05), o primeiro Almoço dos Inativos do ano, na Sede Administrativa da entidade, em Vitória. Foi um dia marcado por homenagem aos mais novos Membros Inativos do  MPES, que, depois de décadas de dedicação ao Parquet, conquistaram a aposentadoria. Aqui a Galeria de Fotos do 1º Almoço dos Inativos/2017.


 


Antes do almoço, o dirigente do Departamento de Inativos da AESMP, Euclésio Ribeiro da Silva, apresentou aos associados um relatório das atividades e projetos desenvolvidos pelo setor. Em seguida, o presidente da entidade, Adélcion Caliman, informou ter convidado os ex-presidentes da Associação para o Almoço dos Inativos e três deles se fizeram presentes: José Maria   Rodrigues de Oliveira Filho (1991/1995), Humberto Alexandre Campos Ramos (1999/2003) e Marcello Souza Queiroz (2011/2015).


 


O Almoço dos Inativos começou na gestão da Presidência do doutor Almiro Gonçalves da Rocha (2207/2011). Este primeiro evento de 2017 teve a participação do músico Ed do Saxofone, que alegrou ainda mais o ambiente.


 


A procuradora-geral de Justiça, Elda Márcia Spedo, falou com os associados, afirmando que se sente muito bem na presença dos membros Inativos do Ministério Público: "Sou sempre grata pelo carinho que os colegas me passam. Esse carinho me dá força para continuar meu trabalho”, assegurou a chefe do MPES, ao mesmo tempo em que prestou aos presentes informações a respeito de  demandas administrativas.


 


Do início deste ano até o mês de maio, nove membros do MPES – entre procuradores e promotores de Justiça – foram para a Inatividade. Destes, compareceram ao Almoço dos Inativos de sexta-feira e receberam a homenagem os procuradores de Justiça José Maria Rodrigues de Oliveira Filho e Fernando Franklin da Costa Santos, o promotor de Justiça Adenildo Antônio Lucchi e a promotora de Justiça Katia Teresa Gujawski. Eles foram homenageados pela Associação, com uma placa, pelos serviços prestados ao MPMES e à sociedade capixaba ao longo dos vários anos em que atuaram no Parquet.


 


As outras quatro associadas que também seriam homenageadas são as procuradoras de Justiça Heloísa Malta Carpi, Ivanilce da Cruz Romão e Maria Auxiliadora Freire Machado e a promotora de Justiça Rejane Cupertino de Castro. Também seria homenageado o procurador de Justiça Gabriel de Souza Cardoso.  A ausência foi justificada e a homenagem será feita em outra data.


 


O presidente da AESMP, Adélcion Caliman, também parabenizou os homenageados, afirmando que todos fizeram um Ministério Público diferente. "Graças ao trabalho de vocês, o Ministério Público é respeitado. Cada um de vocês, colegas, deixou sua marca de honestidade e integridade e um MP melhor e mais cidadão”.


 


A placa, assinada pelo presidente e pelo dirigente do Departamento de Inativos da AESMP, Euclésio Ribeiro da Silva, tem os seguintes dizeres:


 


"A Diretoria da Associação Espírito-Santense do Ministério Público e o seu Departamento de Inativos se sentem honrados em prestar a Vossa Excelência esta homenagem. Sua trajetória no Ministério Público é vitoriosa, pois sempre se pautou na defesa dos cidadãos e do efetivo Estado Democrático de Direito. O seu exemplo de dignidade, sabedoria e Justiça enobreceu o nosso Parquet. Muito obrigado por sua dedicação e profissionalismo ao longo de todos esses anos.”


 


Doutor José Maria fala com emoção da homenagem: "A Associação busca a renovação do bom convívio com os colegas”


 


O associado José Maria Rodrigues de Oliveira Filho falou, com emoção, da homenagem que ele e outros associados receberam da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP). Destacou a importância dos encontros promovidos pela AESMP, que têm o objetivo de promover confraternização entre os Membros do Ministério Público.


 


"Primeiramente, quero agradecer à Associação por esta homenagem e dizer de minha felicidade e de outros colegas por esse reencontro com antigos amigos. Não me considero apto em falar em nome dos demais homenageados. Mas saliento que o mais importante é que as palavras saem do coração.


 


É uma responsabilidade muito grande falar em nome desses colegas que estão sendo homenageados dada à qualidade que eles  possuem. São colegas que representaram com brilhantismo e honradez o Ministério Público. Ao longo de minha passagem pelo Parquet estadual, posso garantir que são raríssimos os casos que mancharam o nosso MP.


 


Agradeço ao Presidente da Associação pela oportunidade que está me dando. Gostaria de cumprimentar a doutora Elda Spedo, procuradora-geral de Justiça, presente nessa solenidade. Cumprimento e parabenizo a Diretoria da Associação por buscar a renovação do bom convívio com os colegas. Os encontros promovidos pela Associação são muito importantes, sobretudo, porque se transformam em um ambiente para discussão de ideias em favor do Ministério Público.


 


A iniciativa da AESMP em promover o reencontro dos colegas aposentados  é louvável. No meu caso, a aposentadoria foi uma decisão que exigiu muita reflexão. É uma decisão que vai, ao mesmo tempo, servir para dar oportunidade aos mais jovens. Enquanto membro do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, sempre procurei fazer o melhor. Posso ter errado, mas agi no intuito de acertar. Ressalto ainda que é muito importante que a Associação se recorde de seus associados”.