AESMP realiza Chá das Pensionistas

Data da postagem: 10/10/2016

A Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP) realizou, na tarde de sexta-feira (07/10), encontro com um grupo de pensionistas em sua Sede Administrativa, em Bento Ferreira, Vitória. Elas foram recebidas para um chá, que contou com a presença de diversos outros associados.


 


Ao saudar e cumprimentar as pensionistas, o presidente da AESMP, Adélcion Caliman, destacou que o objetivo do encontro seria o de resgatar a família ministerial da qual elas e seus dependentes sempre fizeram parte. “Vocês sempre fizeram parte da história de luta e de batalha do Ministério Público”, disse o presidente.


 


Em seguida, a saudação foi feita pelo presidente da Comissão de Inativos da AESMP, Euclésio Ribeiro da Silva. Ele deu informações a respeito de demandas administrativas e judiciais em favor dos membros do MPES e das pensionistas, garantindo que a Associação luta pelos direitos de todos os seus associados.


 


Em sua fala, o associado Euclésio Ribeiro da Silva ressaltou a importância da Comissão de Inativos, que conta hoje com nove membros. “Nosso estatuto já estabelecia a criação da Comissão de Inativos, mas só foi efetivada na gestão atual. Graças a gestões da AESMP, a CONAMP (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público) também está criando uma Comissão de Inativos”, informou o dirigente.


 


Euclésio Ribeiro falou também do “Almoço dos Inativos” realizado pela AESMP. “Nesses encontros, discutimos nossos problemas e buscamos soluções. Hoje, na Inatividade, temos mais tempo, experiência e conhecimento para resolver nossas demandas e de nossos colegas e brigar por nossos direitos”, explicou o presidente da Comissão de Inativos.


 


Compareceram ao Chá das Pensionistas o diretor Financeiro da AESMP, o promotor de Justiça Maxwell Miranda Araújo; a 2ª diretora Administrativa, a procuradora de Justiça Célia Lúcia Vaz de Araújo; o procurador de Justiça Gabriel de Souza Cardoso; e as promotoras de Justiça Cláudia Torres Sasso e Gabriella Cândido Cardoso.


 


Para sanar dúvidas das pensionistas, dois servidores do  Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) participaram da reunião a convite da AESMP: o presidente-executivo em exercício Paulo Renato da Cunha e o subgerente da Folha de Benefícios, Luciomélio Simonassi.


 


Eles foram questionados pela Presidência da AESMP quanto à emissão de certidão de aposentadoria e indicaram à Associação nomes de servidores do IPAJM que poderão atender de maneira mais célere os associados da AESMP.


 


Pensionistas agradecem e enaltecem encontro na AESMP


Aos 84 anos, a professora aposentada Yara Vello Correa é ativa. Viúva do promotor de Justiça José Luiz Cláudio Correa, ela elogiou o encontro das pensionistas com a Diretoria da AESMP. Dona Yara é mãe do procurador de Justiça Fábio Vello Correa, da promotora de Justiça Jane Maria Vello Correa de Castro e da juíza de Direito Inês Vello Correa.


 


“É muito interessante que nós, pensionistas, participemos das atividades sociais da AESMP. Na minha família, respiramos Ministério Público e Judiciário. Quero participar mais desses encontros”, disse dona Yara, que foi professora de Inglês.


 


A pensionista Maria de Lourdes Caiado de Athayde, viúva do promotor de Justiça José Athayde, não pôde comparecer. Foi representada por sua filha Maria Amélia, que gostou do encontro: “Foi (o encontro) muito proveitoso para que eu pudesse sanar algumas dúvidas administrativas e jurídicas”, explicou.


 


Também professora aposentada, dona Marly Machado de Almeida, viúva do promotor de Justiça Antônio Roberto Dalla de Almeida, compareceu ao Chá das Pensionistas acompanhada do filho, Luciano. Ambos agradeceram à Diretoria da AESMP pelo convite, chamaram de “excelente” a iniciativa da Associação e agora pensam em criar um grupo de pensionistas no WatSapp.


 


“Já conversamos com outras pensionistas e vamos criar um grupo de bate-papo nas redes sociais para colocarmos os assuntos em dia e discutirmos soluções para nossas demandas”, frisou dona Marly.


 


A pensionista Eleonor Borgo Cypriano Machado destacou a importância do encontro de sexta-feira: “Posso garantir que foi altamente produtivo. Quero participar também do grupo nas redes sociais que as colegas estão criando. A Diretoria da AESMP está de parabéns por essa iniciativa”, pontuou Eleonor, viúva do promotor de Justiça Edson Machado.