AESMP vai apresentar mais uma vez entrevistas com os candidatos ao cargo de Procurador-Geral de Just

Data da postagem: 19/02/2018

A Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP) convidou os seis candidatos ao cargo de Procurador-Geral de Justiça para apresentarem, em áudio e vídeo a ser produzido pela própria AESMP, as propostas de sua campanha. Haverá também entrevista escrita com os candidatos. A eleição será no dia 23 de março deste ano, das 9h às 17 horas. As entrevistas escritas e orais vão ser postadas no Portal da AESMP no mesmo dia e horário em data a ser fechada com os próprios candidatos.


 


Inscreveram-se para o pleito em 2018 os seguintes Membros do Ministério Público Estadual, por ordem alfabética: Alexandre José Guimarães, Eder Pontes da Silva, Marcello Queiroz Souza, Márgia Chianca Mauro, Nicia Regina Sampaio e Sueli Lima e Silva.


 


Em reunião realizada no dia 9 de fevereiro de 2018, a Diretoria da AESMP decidiu convidar os seis candidatos  para participarem das entrevistas orais e escritas. Nas entrevistas, os candidatos terão oportunidade de expor seus projetos e propostas visando a disputa pelo cargo de Procurador-Geral de Justiça, hoje ocupado pela doutora Elda Márcia Moraes Spedo.


 


O edital para formação da lista tríplice para escolha do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo e a portaria com as vedações durante o período eleitoral foram publicadas no Diário Oficial do Estado do dia 22 de janeiro de 2018. Também foi publicada a portaria 524/2018, que informa sobre o regulamento do processo eleitoral para a lista tríplice.


 


A presidente da Comissão Eleitoral é a procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele. A Comissão tem ainda como membros os procuradores de Justiça Domingos Ramos Ferreira e Eliezer Siqueira Batista.


 


Uma vez definida pelos eleitores, a lista tríplice será apreciada pelo Governador do Estado, a quem caberá escolher o futuro chefe do Ministério Público do Estado do Espírito Santo. Têm direito ao voto os Membros Ativos do Ministério Público Estadual. Cada eleitor poderá votar em até três candidatos.


 


O presidente da AESMP, Adélcion Caliman, entende que a entidade deve manter sempre a posição de neutralidade em relação ao pleito e assegura que a AESMP vai oferecer tratamento igual a todos os candidatos.


 


Em março de 2016, a AESMP também promoveu entrevistas escritas e orais com os oito candidatos que disputaram a eleição ao cargo de chefe do Ministério Público Estadual para o biênio 2016/2018. As entrevistas orais foram gravadas em sistema de áudio e vídeo, onde cada candidato apresentou suas propostas.