ALMOÇO DOS INATIVOS TEM HOMENAGEM E PRESENÇA DO GOVERNADOR ELEITO
A Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP) realizou, na sexta-feira (09/11), o tradicional Almoço dos Inativos. O governador eleito do Estado, Renato Casagrande, aceitou o convite feito pelo Departamento de Inativos da AESMP e participou da confraternização.
O evento serviu também para a entrega de placas em homenagem aos procuradores de Justiça Gabriel de Souza Cardoso e Maria Elizabeth de Moraes Amancio Pereira, pelos relevantes serviços prestados ao MPES e que agora estão aposentados. Além do almoço, a festa contou com a presença do grupo musical Chorinho da Praia.
O coordenador do Departamento de Inativos, Euclésio Ribeiro da Silva, pontuou as últimas providências adotadas pela AESMP em prol dos direitos da categoria.
Também integrante do Departamento de Inativos da Associação e da Comissão de Inativos da CONAMP, Ana Maria Mai leu uma carta, assinada por demais Membros Inativos do MPES, em que enaltecem "a atuação forte” da AESMP em prol de toda categoria, como se verificou no dia 7 deste mês, em Brasília, quando o Senado aprovou os Projetos de Leis Complementares 27/2016 e 28/2016, que estabelecem a recomposição dos subsídios dos Membros da Magistratura e do Ministério Público Brasileiro.
O presidente da AESMP, Adélcion Caliman, saudou a todos os presentes e recepcionou o governador eleito Renato Casagrande, a quem parabenizou pela vitória alcançada na eleição de 7 de outubro e agradeceu pela presença no Almoço dos Inativos.
Casagrande retribuiu, afirmando tratar-se de um momento feliz por estar ao lado de pessoas amigas e que sempre honraram o Ministério Público. Ele falou da esperança de realizar um excelente governo e do apoio e carinho que tem recebido do povo capixaba:
"Precisamos estar sempre com os pés no chão, trabalhando com equilíbrio e responsabilidade. Nosso Estado vai ter um processo crescente de evolução a partir de janeiro de 2019. Posso garantir aos senhores e às senhoras que meu ânimo e determinação para produzir são muito grandes. Para tanto, preciso contar com a colaboração de todos para governarmos juntos e fazer uma administração voltada para todos os capixabas”, frisou o governador eleito, que emendou:
"Temos que ir além dos interesses pessoais. A população carente precisa de todos nós. Quero agradecer ao Caliman (presidente da AESMP) pelo convite para que eu pudesse estar almoçando com vocês e, ao mesmo tempo, convidar a todos para a minha posse, dia 1º de janeiro, no Palácio Anchieta”.
O presidente da AESMP entregou a Renato Casagrande cópia da Lei Complementar nº 15.143/2018, que dispõe sobre a reestruturação do Instituto de Previdência do Rio Grande do Sul e nela contempla de forma descentralizada o Poder Judiciário, o Poder Legislativo, Ministério Público, Tribunal de Contas e a Defensoria Pública a competência para o empenho, liquidação e o pagamento do benefício de aposentadoria aos segurados.
A AESMP solicitou a Renato Casagrande que analise, junto com sua equipe de governo, a possibilidade de alteração da lei que regulamenta o Instituto de Previdência do Estado do Espírito Santo (IPAJM), deixando-a nos mesmos moldes da Lei gaúcha, publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul em 6 de abril de 2018.
Ressaltou o presidente que a postulação é em defesa de todos os seus associados contra decisão que transferiu para o IPAJM a Folha de Pagamento dos Membros Inativos do MPES. A AESMP questiona na Justiça essa transferência.
Adélcion Caliman aproveitou a ocasião para reiterar convite a todos os associados para a festa de fim de ano que a AESMP realizará, no dia 7 de dezembro, a partir das 22 horas, em sua Sede Social, no bairro Interlagos, em Vila Velha. Trata-se do Coquetel Dançante, que marca as comemorações pela passagem do Dia do Ministério Público, celebrado em 14 de dezembro.
Veja aqui fotos do Almoço dos Inativos.