Associações de Classe realizam com sucesso a Corrida Integração 2018
Foi um domingo que marcou um evento festivo. Nem o tempo nublado, com alguns chuviscos pela manhã, atrapalhou a festa. Assim pode ser definida a Corrida/Caminhada Integração 2018, realizada em conjunto pela Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), Associação dos Magistrados do Estado (AMAGES), Associação dos Procuradores do Estado (APES) e Associação dos Defensores Públicos do Estado do Espírito Santo (ADEPES). Veja aqui a Galeria de Fotos do evento.
Os dois eventos esportivos foram realizados na manhã de domingo (21/10), tendo como base o Quartel do 38º Batalhão de Infantaria (Exército), na Prainha de Vila Velha. Em 2015 e 2016, a Corrida tinha somente a participação de Membros do Ministério Público. No ano seguinte, já passou a contar com a organização e presença de Membros da Magistratura. Agora em 2018, os procuradores do Estado e os defensores públicos estaduais foram convidados e aceitaram também organizar e participar da Corrida integração.
A Corrida foi dividida em cinco categorias: Masculina (5km e 10km) e Feminina (5km e 10km) e para Pessoas com Deficiência (5km). Acesse aqui o link com a classificação geral de cada categoria. Simultaneamente, aconteceu a Caminhada.
O percurso da Corrida e da Caminhada foi do Quartel do 38º BI, até a Escola de Aprendizes de Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), passando pela Prainha. Para quem correu os 5 quilômetros, foi preciso apenas uma volta do Exército-Marinha-Exército; para quem correu os 10 quilômetros, foram necessárias duas voltas. Militares-atletas do Exército e da Marinha – cinco de cada instituição – também participaram da Corrida Integração, mas sem disputar troféus.
Estêvão ‘voa’ mais uma vez e é o primeiro nos 10km
O estudante de Medicina Estêvão Gasparini e Silva conquistou, de novo, o seu troféu. Nas três etapas anteriores da Corrida promovida pela AESMP, ele foi o primeiro colocado, correndo sempre os 5km. No domingo, porém, Estêvão correu os 10km e chegou em primeiro lugar com o tempo de 36,26’’.
"Desta vez, enfrentei adversários novos e eles exigiram bastante de meu pique. Essa foi a maior dificuldade que tive na corrida”, pontuou Estêvão, que foi vencedor nas etapas de 2015, 2016 e 2017.
Nesta categoria – que teve a participação de 15 corredores –, o segundo lugar ficou com o juiz de Direito Eliazer Costa Vieira; o terceiro colocado foi o promotor de Justiça Helder Magevski de Amorim; em quarto, o procurador do Estado Jasson Hibner Amaral; e, em quinto, o promotor de Justiça Lélio Marcarini:
"Acho que mais uma vez valeu a pena. Saí ontem (sábado) de Nova Venécia e vim a Grande Vitória somente para participar da Corrida Integração. Mais importante do que conquistar algum troféu é a participação dos associados das quatro entidades nesse evento”, disse Lélio Marcarini.
Associado Luiz Antônio vence nos 5km
Com a presença de 22 atletas, entre associados das quatro Entidades de Classe e dependentes – além de três atletas do Exército, que participaram como convidados –, o vencedor da categoria 5km foi o promotor de Justiça Luiz Antônio de Souza Silva.
Em segundo lugar, ficou o adolescente Breno Caliman Balieiro Diniz; em terceiro, o procurador do Estado Gustavo Sipolatti; em quarto, o juiz de Direito Marcelo Soares Cunha; e, em quinto, o presidente da ADEPES, Pedro Paulo Leitão de Souza Coelho.
"Gostei da corrida e da presença de outros colegas. Vou sugerir à organização que, para o próximo ano, os militares-atletas continuem participando da competição, mas disputando também troféus”, disse Luiz Antônio, pai do Estêvão, campeão nos 10km.
Campeã nos 5km, associada Jéssika Luz sobe o pódio com a filha no colo
Afastada da Corrida de 2017, depois do nascimento de sua filha, Ágatha, a promotora de Justiça Jéssika Lima da Luz era só alegria. Ela venceu a corrida dos 5km, com o tempo de 26’,23’’. Subiu o pódio com a filha no colo. Em 2016, Jéssika Luz ficou em terceiro lugar, com o tempo de 31’,44’’:
"É uma sensação muito bacana. Eu e minha irmã saímos atrás de todas as demais corredoras, por uma questão de estratégia, mas depois avançamos. A gente não estava no pelotão de frente”, comentou Jéssika. A irmã dela, Deykla Lima da Luz, ficou na quinta colocação.
Na categoria Feminina 5km, a segunda colocada foi Juliana Colgnago, filiada à Associação dos Procuradores; em terceiro, a defensora pública Ana Carolina San Martin Araújo; e, em quarto, a promotora de Justiça Cláudia Torres Sasso.
Vencedora nos 10km, Glícia Baptista elogia trajeto da Corrida
A estudante de Medicina Glícia Chierici Baptista foi a vencedora da categoria 10km Feminino, obtendo o tempo de 53’,05’’. Filha do promotor de Justiça Fábio Baptista e neta também do promotor de Justiça aposentado José Chierici Filho, ela ficou muito feliz e elogiou o trajeto da Corrida Integração:
"Adorei o trajeto. Linda paisagem e o tempo estava ótimo para correr. A dificuldade maior foi a parte do morro, aqui na área do Exército”, comentou Glícia Baptista.
Atrás dela chegaram a procuradora do Estado Thaís de Aguiar Eduão Almeida Madruga e Kamylla Grassi Aceti, filha do promotor de Justiça Sylvio Bulcão Aceti.
A juíza de Direito Cynthia Rocha Pena também subiu no pódio. Com o tempo de 29’,56”, ela levou troféu na categoria Pessoas com Deficiência. No geral, ficou em sétimo lugar nos 5km, chegando à frente de outras seis competidoras.
Caminhada integra associados e familiares
A caminhada que fez parte da programação da Corrida Integração 2018 também teve desafios. A começar pelo morro, ainda dentro da área do Quartel do 38º BI. A caminhada teve o mesmo trajeto da corrida – foi até a EAMES, passando pela Prainha de Vila Velha e retornando ao 38º BI –, com percurso de cinco quilômetros.
Logo no início da caminhada, um técnico da Academia Bodytech deu orientação sobre a melhor maneira de respirar, para evitar um cansaço maior. Algumas pessoas despontaram na frente; outras, no entanto, mantiveram um ritmo mais lento.
A caminhada contou com boa parte dos familiares de associados das quatro entidades de classe, além também de filiados titulares. Entre as pessoas que optaram pela caminhada, estavam a vice-presidente da AMAGES, desembargadora Janete Vargas Simões, e seu marido, o desembargador Carlos Simões Fonseca. Assim como as demais participantes da caminhada, o casal foi até o final e elogiou a iniciativa da AESMP, AMAGES, APES e ADEPES em promover a integração de seus associados e familiares.
A desembargadora Janete Vargas Simões, inclusive, deu uma sugestão: "Que nos próximos anos, a caminhada seja novamente inserida nesse evento esportivo, como forma de atrair mais colegas para essa confraternização e integração”.
Comandante do 38º BI e coordenador Jurídico do Banestes elogiam a “integração” das categorias
O comandante do 38º BI, coronel Carlos Alexandre de Oliveira Costa, elogiou a iniciativa da AESMP, AMAGES, APES e ADEPES pela organização da Corrida/Caminhada Integração. "A integração das entidades é perfeita. Através do esporte, se consegue juntar as instituições que remam juntas, com o mesmo objetivo. O nome ‘Integração’, para esse evento esportivo, foi muito bem escolhido. Ou seja, a integração é a melhor definição para o evento”.
O coordenador Jurídico do Banestes, Tiago Cunha Ferreira, ressaltou que, para o banco, é uma satisfação apoiar o evento esportivo. Desde 2016, o Banestes tem se tornado um dos patrocinadores da Corrida.
"O evento foi excepcional e é de fundamental importância como forma de integrar cada vez mais as categorias do Ministério Público, Magistratura, Defensores Públicos e Procuradores do Estado. É uma oportunidade inigualável para a interação e relacionamento entre os profissionais”, disse Tiago Ferreira.
Ele ressaltou que esta é a terceira vez que o Banestes apoia a Corrida. "Faz parte da política do banco estar persente em eventos que elevam o nome do Espírito Santo e que, como essa Corrida, contribui para a integração”, frisou Tiago Ferreira, que correu os 5 quilômetros.
O 1º sargento EB Antuérpio Ribeiro Júnior correu pelo Exército os 10km. No cômputo geral da categoria, ele chegou em sétimo lugar e elogiou a performance dos demais corredores. "O nível dos corredores foi excelente. Achei muito boa a corrida, por ter um ótimo percurso que nós, atletas do Exército e da Marinha, já conhecemos”.
Presidentes das Associações parabenizam participantes e agradecem apoio da Marinha e do Exército
Coube aos presidentes das Associações de Classe encerrarem o evento esportivo, depois de entregarem aos cinco primeiros colocados de cada categoria. Vice-presidente da AMAGES, a desembargador Janete Vargas Simões representou no evento o presidente da entidade, Daniel Peçanha. Ela elogiou e agradeceu a participação dos atletas:
"Agradeço e parabenizo todos os atletas. Em especial, os da melhor idade, que espero que, em 2019, venham em maior número”.
O presidente da ADEPES, Pedro Paulo Leitão de Souza Coelho, ressaltou que a integração é fundamental para as carreiras que integram o sistema de Justiça:
"Cada vez mais, devemos aumentar o diálogo através do esporte. Nosso objetivo é melhorar sempre o sistema de Justiça. E a integração é fundamental para alcançarmos esse objetivo”.
Na mesma linha, o presidente da APES, Leonardo Pastore Dyna, agradeceu a presença de seus associados e dos filiados das demais entidades. "Estão todos de parabéns”, frisou ele, que correu na categoria 5km.
O presidente da AESMP, Adélcion Caliman, encerrou as falas e, em nome dos demais dirigentes de classe, agradeceu aos comandos do Exército e da Marinha pelo apoio operacional e a cessão das áreas para a realização da Corrida/Caminhada Integração.
Também agradeceu ao Banestes pelo apoio e à Unimed Vitória, que, mais uma vez, disponibilizou uma ambulância, com dois paramédicos, caso houvesse necessidade de atendimento médico durante o evento.
"Gostaria de agradecer e parabenizar todos os participantes da corrida e da caminhada. Agradeço aos funcionários da AESMP e das demais Associações de Classe, pelo empenho na realização do evento. Agradeço ao Banestes e a Unimed, além do pessoal técnico que deu suporte à Corrida/Caminhada Integração. Agradeço, sobretudo, aos oficiais e praças da Marinha e do Exército pelo apoio operacional a esse evento esportivo. Meu muito obrigado, mesmo".