ASSOCIADA ANDRÉIA BUCKER DO NASCIMENTO CARDOSO RECEBE TÍTULO DE MESTRE PELA FACULDADE DE DIREITO DE

Data da postagem: 31/08/2022


A AESMP parabeniza Andréia Bucker do Nascimento Cardoso, que recebeu o título de mestre na Faculdade de Direito de Vitória (FDV) ao defender a tese: “Limites à liberdade das manifestações dos membros do Ministério Público nas redes sociais à luz das decisões do Conselho Nacional do Ministério Público".


Fizemos algumas perguntas sobre a pesquisa para a associada, vejam abaixo:


1) Qual o título da sua pesquisa?


LIMITES À LIBERDADE DAS MANIFESTAÇÕES DOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO NAS REDES SOCIAIS À LUZ DAS DECISÕES DO CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO


2) Qual Instituição de Ensino você cursou?


Faculdade de Direito de Vitória – FDV


3) Qual foi a sua inspiração para a pesquisa?


Minha inspiração surgiu em decorrência dos trabalhos desenvolvidos junto à Corregedoria do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, onde pude me deparar com uma situação em que o membro extrapolou os limites ao direito de livremente se expressar nas redes sociais,


4) Como foi a sua experiência no desenvolvimento do curso e na elaboração da pesquisa?


Foi uma experiência muito enriquecedora. Depois de anos de formada, mesmo com os estudos diários, já que o Direito é mutante, voltar para uma faculdade para cursar o mestrado foi sobremaneira gratificante. Angariar conhecimentos, formar alianças e parcerias com colegas valorosos, fazer novas amizades, desenvolver artigos e a dissertação foram aprendizados engrandecedores.


5) Quais foram as suas principais conclusões?


Estudar é bom demais e por isso é preciso buscar este estímulo cada vez mais. É através dos estudos que você ativa seu poder de concentração, aumenta sua capacidade de memória e aprendizado.


Nunca é tarde para realizar um sonho!


O crescimento pessoal que tive com esta vivência nova foi muito importante.


6) Qual o impacto da sua pesquisa no trabalho do Ministério Público?


A presente pesquisa objetivou dar ao membro do Ministério Público um norte sobre o entendimento do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) acerca do exercício da liberdade de expressão em comunhão com os deveres funcionais que nos são impostos.


Um membro do Ministério Público consciente de seus deveres, responsável, que age com cautela e equilíbrio, mormente nas redes sociais, contribui para o regime do estado democrático de direito.


7) Como a sua pesquisa pode favorecer a sociedade?


Um ministério público que tem o dever e o papel de defender os princípios e interesses da sociedade, deve ser um ministério público que antes, cumpre os seus deveres institucionalmente previstos na Constituição e nas leis orgânicas.


O membro ministerial pode e deve exercer o direito de livre manifestação nas redes sociais, o que contribui para o debate, para a reflexão e para o crescimento social, sem olvidar que à independência funcional corresponde a dependência institucional.


8) Você pretende publicar a sua pesquisa?


Sim, pretendo.


9) Houve um acréscimo pessoal e profissional com a realização do curso e com a defesa da pesquisa?


Com certeza.


10) Você recomenda o curso?


Lógico, recomendo o curso de mestrado não só pela seriedade e comprometimento de sua gestão, como pela qualidade dos professores, que agregam competência, habilidades e atitudes. Profissionais comprometidos, proativos e dedicados, que inspiram o aprimoramento do saber.