Associados participam do Pedalaço pela Paz promovido pelo Ministério Público
O dirigente do Centro de Apoio Operacional Criminal (CACR) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, Pedro Ivo de Souza, elogiou o "Pedalaço pela Paz - Conte até 10", realizado no último domingo (24/07), ao mesmo tempo em que agradeceu a participação de todos. Mais de 4 mil ciclistas participaram do ‘Pedalaço’, tendo sido arrecadadas cerca 3 mil toneladas de alimentos que vão ser doados a instituições beneficentes da Grande Vitória. Entre os participantes, estavam dezenas de associados da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP).
O passeio ciclístico “Pedalaço pela Paz” é um tradicional evento esportivo beneficente que acontece desde 1999. Tem o objetivo de promover ações de conscientização para a redução de crimes praticados por motivos banais. Neste ano, a campanha chamou a atenção para atitudes que ajudem a reverter os altos índices de violência – sobretudo os crimes contra a vida -, em especial no Espírito Santo.
“O ‘Pedalaço’ foi mais uma vez um grande sucesso! É o Ministério Público repercutindo diretamente com a sociedade alguns de seus principais temas de atuação. Sem sombra de dúvidas, uma ação institucional que veio para ficar. Milhares de pessoas todos os anos têm saído de suas casas para, junto com o Ministério Público, fazer uma importante manifestação pacífica. Este ano falamos sobre violência banal, violência de gênero e corrupção”, disse o promotor de Justiça Pedro Ivo de Souza, que fez questão de agradecer a participação da sociedade civil no passeio ciclístico:
“A recepção da sociedade foi ótima! É preciso continuar investindo também neste canal de diálogo direto com a sociedade! Vamos continuar unindo mais forças para que o evento do próximo ano seja ainda de maior repercussão! Contamos com o apoio e a presença de todos e de todas!!!”, salientou o dirigente do CACR.
Além do apelo pela paz, o ‘Pedalaço’ também teve por objetivo chamar atenção para o enfrentamento da violência contra mulheres e para o combate à corrupção, uma das responsáveis pelas desigualdades sociais e, dessa forma, da violência.
Para tanto, equipes do Centro de Defesa do Patrimônio Público (CADP) e do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher (Nevid) do MPES também estiveram na Praça do Papa distribuindo informativos e conscientizando os participantes.
Para a promotora de Justiça e dirigente do Nevid, Cláudia Regina dos Santos Albuquerque Garcia, o evento é uma importante iniciativa. "O Pedalaço Pela Paz representa a união entre a sociedade civil e as Instituições Públicas pela promoção de uma vida sem violência. É o Ministério Público capixaba, através dos Centros de Apoio Criminal, de Defesa do Patrimônio Publico e do Nevid, atuando uma vez mais em defesa dos interesses da sociedade. Basta de violência! Denuncie. Disque 180, é gratuito e anônimo", destacou.
Os participantes do passeio este ano se concentraram na Praça do Papa, em Vitória, onde foi realizada a abertura do evento e foram realizados exercícios de alongamento. Os ciclistas saíram em direção a Vila Velha por volta de 8h45 de domingo e atravessaram a Terceira Ponte ocupando uma faixa, o que permitiu que o fluxo de veículos não fosse paralisado. O trajeto seguiu até a Praia da Costa, no clube Libanês, de onde os participantes retornaram para o ponto de partida em Vitória.
O evento é realizado anualmente pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e pela Central Única das Favelas (Cufa) em parceria com o Governo do Estado, com as prefeituras de Vitória e de Vila Velha, a ONG Espírito Santo em Ação e empresas do setor privado.
A edição de 2017 está marcada para o último domingo de maio, em que é o comemorado o Dia Estadual e Municipal da Cultura de Paz.
(Com informaões e fotos também do Portal do MPES)