CAEL realiza 3º Encontro Preparatório às Eleições de 2018 na sede da AESMP
Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (CAEL), realizou na sexta-feira (29/06), o 3º Encontro Preparatório às Eleições de 2018. O encontro aconteceu no auditório da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), em Bento Ferreira, Vitória, e contou com a presença de Promotores de Justiça Eleitorais, Servidores e Estagiários de Pós-Graduação do MPES.
Desta vez, o evento foi transmitido ao vivo em vídeo e áudio, por meio de um aplicativo, para os Promotores de Justiça e Assessores com atribuição também no Eleitoral e que não puderam se deslocar até a AESMP.
Para o dirigente do CAEL, o promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal, trata-se de uma inovação positiva, pois reduz custos e evita-se desgaste com deslocamento, além de possibilitar que demais servidores e estagiários e Membros do MPES, lotados em unidades do interior do Estado, também assistam ao curso em plataformas na internet.
Na abertura dos trabalhos, o dirigente do CAEL explicou que o evento faz parte do Planejamento Estratégico do Ministério Público Estadual, que indicou a necessidade de fortalecimento das Promotorias Eleitorais.
"Trata-se de um Encontro Preparatório iniciado em 2016, quando houve eleições municipais. Na ocasião, realizamos oito ‘Encontros’, que se transformaram em 11, porque três se repetiram. Para o pleito de 2018, este já é o terceiro Encontro, iniciado em novembro de 2017 – o segundo ocorreu em março deste ano –”, pontuou Francisco Martinez Berdeal.
Um dos tópicos da pauta discutido na sexta-feira envolveu a preparação de apoio aos Promotores de Justiça nas eleições de 2018. O primeiro turno das eleições acontece no dia 7 de outubro. Se houver segundo turno, a votação será no dia 28 de outubro.
"O que vocês estão pensando de planejamento para o dia das eleições?”, indagou Francisco Berdeal, para, logo em seguida emendar:
"Estamos a pouco mais de 90 dias para as eleições. O que vamos precisar para o final de semana que marcará o primeiro turno? Veículo, motorista, colega auxiliar, abertura das Promotorias? Enfim, todo o nosso planejamento tem que começar agora”, explicou o dirigente do CAEL.