CAEL realiza 3º Encontro Preparatório às Eleições de 2018 na sede da AESMP

Data da postagem: 03/07/2018

Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (CAEL), realizou na sexta-feira (29/06), o 3º Encontro Preparatório às Eleições de 2018. O encontro aconteceu no auditório da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), em Bento Ferreira, Vitória, e contou com a presença de Promotores de Justiça Eleitorais, Servidores e Estagiários de Pós-Graduação do MPES.


 


Desta vez, o evento foi transmitido ao vivo em vídeo e áudio, por meio de um aplicativo, para os Promotores de Justiça e Assessores com atribuição também no Eleitoral e que não puderam se deslocar até a AESMP.


 


Para o dirigente do CAEL, o promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal, trata-se de uma inovação positiva, pois reduz custos e evita-se desgaste com deslocamento, além de possibilitar que demais servidores e estagiários e Membros do MPES, lotados em unidades do interior do Estado, também assistam ao curso em plataformas na internet.


 


Na abertura dos trabalhos, o dirigente do CAEL explicou que o evento faz parte do Planejamento Estratégico do Ministério Público Estadual, que indicou a necessidade de fortalecimento das Promotorias Eleitorais.


 


"Trata-se de um Encontro Preparatório iniciado em 2016, quando houve eleições municipais. Na ocasião, realizamos oito ‘Encontros’, que se transformaram em 11, porque três se repetiram. Para o pleito de 2018, este já é o terceiro Encontro, iniciado em novembro de 2017 – o segundo ocorreu em março deste ano –”, pontuou Francisco Martinez Berdeal.


 


 


Um dos tópicos da pauta discutido na sexta-feira envolveu a preparação de apoio aos Promotores de Justiça nas eleições de 2018. O primeiro turno das eleições acontece no dia 7 de outubro. Se houver segundo turno, a votação será no dia 28 de outubro.


 


"O que vocês estão pensando de planejamento para o dia das eleições?”, indagou Francisco Berdeal, para, logo em seguida emendar:


 


 


"Estamos a pouco mais de 90 dias para as eleições. O que vamos precisar para o final de semana que marcará o primeiro turno? Veículo, motorista, colega auxiliar, abertura das Promotorias? Enfim, todo o nosso planejamento tem que começar agora”, explicou o dirigente do CAEL.