CAEL realiza na Sede da AESMP última reunião antes das eleições de domingo

Data da postagem: 02/10/2018

O Centro de Apoio Operacional Eleitoral (CAEL), do  Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), realizou na tarde de segunda-feira (01/10) o 4º Encontro Preparatório às Eleições de 2018. O encontro aconteceu no auditório da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), em Bento Ferreira, Vitória. A reunião contou com a presença de Promotores de Justiça Eleitorais do MPES.

O encontro, segundo o dirigente do CAEL, o promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal, serviu para tratar do primeiro turno das eleições de 2018, que acontecerá no próximo domingo (07/10). Foi a últimao reunião antes do pleito de domingo, que vai escolher Presidente da República; governadores; senadores; deputados federais; e deputados estaduais.

Também participaram da reunião oficiais da Assessoria Militar do Ministério Público. A Assessoria dará suporte aos Membros do MPES que atuarão no dia das eleições, além de acompanhar eventuais diligências. Policiais militares do Quadro da Reserva Remunerada, que retornaram ao serviço voluntário, vão fazer o policiamento nas Promotorias de Justiça.

De acordo com o CAEL, o MPES vai atuar com 51 Promotores de Justiça, além de outros 12 Membros Auxiliares, nas 51 Zonas Eleitorais do Estado.
 
O dirigente do CAEL, Francisco Martínez Berdeal, entende que o clima eleitoral no Espírito Santo está tranquilo, pacífico e ordeiro. Afirmou, todavia, que os Promotores de Justiça Eleitorais estão preparados para atuar em quaisquer circunstâncias e, para tanto, dispõem de todo material necessário e disponibilizado pela Administração do MPES.

De acordo com ele, cada Promotor de Justiça Eleitoral estabelece sua própria rotina no dia das eleições. Alguns, terão como base o Cartório Eleitoral do município ou da Zona Eleitoral. No entanto, as Promotorias de Justiça estarão abertas para atender a população.