Doutora Adriana Dias Paes Ristori Cotta é homenageada com a Comenda do Imigrante Padre Cleto Calim
A Promotora de Justiça Adriana Dias Paes Ristori Cotta, do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, foi homenageada com a Comenda do Imigrante Padre Cleto Caliman, concedida pela Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, município da Região Serrana capixaba.
A homenagem foi feita durante sessão solene, ocorrida na noite de quinta-feira (10/05), no Plenário do Legislativo Municipal. Adriana Dias Cotta é a titular da Promotoria de Justiça de Venda Nova do Imigrante desde 2004, onde tem realizado excelente trabalho em prol da população local. Ela recebeu a homenagem acompanhada de seus familiares. Veja aqui mais fotos do evento.
A doutora Adriana Dias Paes Ristori Cotta nasceu em 9 de julho de 1971 em Manhuaçu (Minas), filha de Alonso Bartolomeu Ristori e Auta Dias Paes Ristori, casada com Rômulo Cotta e mãe do Gabriel.
"Sou católica e devota de Nossa Senhora das Graças, pois tudo o que alcancei em minha vida foi graças à obra e proteção de Nossa Senhora”, diz ela.
Formou-se em Direito em 1994 pela Universidade Federal de Juiz de Fora e, no mesmo ano, passou em seu primeiro concurso para a Defensoria Pública Estadual de Minas Gerais. Enquanto aguardava ser convocada, continuou a estudar, pois, aos 19 anos de idade, já sonhava em ser Promotora de Justiça.
Fez o concurso para o Ministério Público do Estado Espírito Santo e foi aprovada em 1996, sendo nomeada em 18 de junho de 1997. Em cada cidade que passou, deixou a sua marca com seu trabalho árduo e dedicado.
Em 2002, Adriana Dias Paes Cotta foi homenageada com o título de Cidadã Munizfreirense por tudo que realizou naquela cidade, sua primeira Promotoria de Justiça como titular. No período que foi Promotora Substituta, de 1997 até 2000, passou por quase todas as Comarcas do Espírito Santo, desde Mimoso do Sul até Mucurici, no extremo Norte capixaba.
“Essa experiência me permitiu conhecer muito a realidade do Estado, diferentes formas de pensar e foi de grande conhecimento. Me fez ter mais respeito às diferenças de cada um e empatia ao próximo”, diz a doutora Adriana.
Entre 2003 e 2004, morou em Coimbra (Portugal), para realizar o Mestrado em Ciências Criminais. Em 2006 fez a defesa da sua tese e se tornou Mestre. Em 2007, todo o trabalho e dedicação que teve foram merecidamente reconhecidos e a sua tese virou livro, publicado por uma das principais editoras de Portugal: "O Silêncio do Argüido no Interrogatório no Processo Penal Português”, Editora Almedina.
A doutora Adriana tem um livro publicado em Portugal e que hoje é uma das obras citadas na jurisprudência-mãe do Supremo Tribunal Português pelo direito ao silêncio. Para ela, ser Promotora de Justiça é fazer parte da comunidade. Quando se é uma autoridade pública a pessoa tem que ser um exemplo para a comunidade, tem que cumprir o papel com total doação e dedicação, é pensar no bem comum acima de tudo, é fazer o melhor que você pode e ser sempre guiada pela ética. E que, se ela conseguiu transmitir isso para a sociedade, é um grande ganho pessoal. A população pode, e deve cobrar e participar da vida política do município.
De acordo com a Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, “a Promotora de Justiça Adriana Dias Paes Ristori Cotta trabalha incansavelmente para que a lei seja cumprida! E ela atua em todas as áreas para ter total certeza que o bem-estar da população do município de Venda Nova do Imigrante seja alcançado. Desde fiscalizações em creches e escolas, até o meio ambiente”.
Prossegue a direção do Legislativo: "E, com tanta cobrança, é graças ao trabalho realizado pela Dra. Adriana que aumentou o número de creches na cidade; surgiram leis como o direito à meia entrada nos eventos, a realização do último concurso para a Prefeitura, além de incontáveis ações já defendidas”.
Na homenagem, a Câmara de Vereadores ainda se manifestou assim: "A doutora Adriana é um exemplo para todos nós; é um exemplo de dedicação e de quem coloca o bem-estar do nosso município acima de qualquer coisa. Ela é a verdadeira guardiã dos interesses da população de Venda Nova e, graças ao seu trabalho, podemos dormir mais tranquilos e sonhar com um futuro mais justo para todos”.
Outros homenageados
A solenidade contou com a presença do deputado federal Evair Vieira de Melo, que é da Região de Venda Nova do Imigrante. Na mesma sessão, também receberam homenagens a Associação Festa da Polenta de Venda Nova do Imigrante, que com "Comenda do Imigrante Padre Cleto Caliman”, recebida por meio de seu presidente, Camilo Meneguelli; o professor Lucas Louzada Pereira, do Ifes, com a Medalha de Mérito Municipal de Venda Nova do Imigrante; e Renato Gratieri, "Homenagem Póstuma”, por sua dedicação ao trabalho voluntário, tendo sido representado por sua mãe, dona Ilda Simone.