Doutora Izabel Cristina Salomão toma posse como Procuradora de Justiça do MPES

Data da postagem: 27/06/2018

A doutora Izabel Cristina Salvador Salomão tomou posse como 6ª Procuradora de Justiça da Procuradoria de Justiça Cível do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), em solenidade realizada na sexta-feira (22/06), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do MPES, em Vitória. Aqui, fotos da cerimônia  de posse.


 


A mesa solene foi composta pelo procurador-geral de Justiça do MPES, Eder Pontes da Silva; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama; o deputado estadual Sandro Locutor, representando o presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Erick Musso; o subprocurador-geral do Estado, Erfen José Ribeiro Santos, representando o governador do Estado, Paulo Hartung; o presidente do Colégio de Diretores de Escola e Centros de Estudos de Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil, (CDEMP), Luciano de Faria Brasil; e o presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), Adélcion Caliman. Também estiveram presentes procuradores e promotores de Justiça da ativa e aposentados, servidores do MPES, além de familiares e amigos da empossada.


 


A procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele saudou a empossada e comemorou a chegada, dizendo que o Colégio de Procuradores pode, neste momento, cumprir as atribuições de modo completo, pleno e em unidade, com saúde e disposição para servir à sociedade capixaba, garantindo os humanos direitos e cidadania.


 


"A doutora Izabel tem uma bela caminhada na instituição, no sentido da boa prestação de serviços à sociedade, envolvendo-se com movimentos sociais, preocupando-se em estar capacitada com as novidades jurídicas e em sua solidariedade e generosidade com as pessoas ao seu redor”, elogiou a procuradora e Justiça decana do MPES.


 


No discurso de posse, a novel Procuradora de Justiça afirmou que um benefício que os tempos de crise podem gerar é o de repensar posturas, deixando de lado as ilusões que se têm sobre a realidade da vida.


 


"É necessário que sejamos cada vez mais atentos ao que chamamos de realidade exterior, aquela de fora dos nossos gabinetes. Momentos de crise e desafio exigem de nós um esforço diário, um juramento que aqui renovo”, disse Izabel Cristina Salomão. Leia aqui a íntegra do discurso da doutora Izabel.


 


O presidente da AESMP falou da importância da lei como ferramenta para o trabalho do MPES como defensor da sociedade e homenageou a nova Procuradora de Justiça pelos feitos como promotora de Justiça.


 


"Vossa excelência chegou pelo mérito, pelo conhecimento. Tenho certeza que irá produzir os melhores trabalhos, sempre olhando o primeiro grau, com o desafio diário de sempre ter que dar respostas”, afirmou Adélcion Caliman.


 


O Procurador-Geral de Justiça, Eder Pontes, ao encerrar a solenidade, destacou a importância de ter fé, de acreditar no bem, no ser humano, de respeitar as pessoas e compreender quando é necessário renunciarmos algo para o bem de todos.


 


"Tenho muito honra em presidir esse Colegiado de Procuradores de Justiça, de ser chefe dessa instituição. Mas isso só é possível com a compreensão e a bondade dos colegas e, assim, seguiremos firmes para o bem da sociedade capixaba e da instituição”.


 


Carreira ministerial


 


Izabel Cristina Salvador Salomão ingressou no Ministério Público Estadual em 14 de março de 1997, como promotora de Justiça Substituta. Atuou em diversas Promotorias de Justiça, como Alfredo Chaves, Marechal Floriano, Itarana, Laranja da Terra, Fundão, Marilândia, Colatina, Serra e Vila Velha, entre outras. Foi dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (Cape), de 2005 a 2006.


 


Em outubro de 2011, foi incluída como suplente- representante do MPES para compor o Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção do Estado do Espírito Santo.  Integrou também a Comissão de Concurso para o cargo de Promotor de Justiça Substituto, em 2013.


 


Em março de 2012, foi designada Promotora de Justiça Corregedora, cargo em que atuou até 2016. Nesse ano, foi nomeada dirigente do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), em que trabalhou até 2018. Também foi diretora da Escola Superior do Ministério Público e coordenadora da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, além de ter atuado como titular da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência de Cariacica.


 


(Fonte: Portal do MPES)