Emoção e homenagens marcam o primeiro Almoço dos Inativos de 2019

Data da postagem: 27/05/2019

O primeiro Almoço dos Inativos de 2019 foi marcado por homenagens, que deixaram os presentes emocionados. O encontro, ocorrido na última sexta-feira (24/05) na Sede Administrativa da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), reuniu também ex-presidentes da Associação e convidados. Veja aqui a Galeria de Fotos do evento.


 


Coordenador do Departamento de Inativos da AESMP e mestre de cerimônia do ‘Almoço’, Euclésio Ribeiro da Silva anunciou que está deixando o cargo, depois de quatro anos, e passando o "bastão” para a associada Ana Maria Mai, que é a atual 2ª vice-presidente da Associação.


 


Antes das homenagens, o presidente da AESMP, Pedro Ivo de Sousa, agradeceu a presença de todos e todas e fez comunicados importantes. O presidente tambémvondou a todos e a todas para a posse da Diretoria da Associação, a se realizar no dia 7 de junho, a partir daas 19 horas, no Auditório da Procuradoria Geral de Justiça (posse solene). Às 21 horas, acontecerá a posse festiva, no Cerimonial Le Buffet, em Jardim Camburi.  


 


Em seguida, o Departamento de Inativos homenageou, com entrega de placas, as seguintes pessoas: Mirian de Lourdes Vargas Grazina, servidora do MPES; os funcionários da AESMP, Sander dos Reis Pechinha e Leandro Patrocínio de Souza; e o ex-presidente da Associação, Adélcion Caliman.


 


Por sugestão do associado Ronald de Souza, também foram homenageados, com Certificado de Reconhecimento, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, o desembargador aposentado José Luiz Barreto Vivas, o juiz de Direito aposentado Clodoaldo de Oliveira Queiroz e o então coordenador do Departamento de Inativos, Euclésio Ribeiro da Silva.


 


O presidente do TJES agradeceu o convite para o Almoço dos Inativos e a homenagem recebida. Emocionado, disse que ficou 26 anos no Ministério Público Estadual:


 


"Eu saí do MP, mas o MP não saiu do meu coração. Fico muito emocionado pelo fato de a AESMP estar me proporcionando rever tantos amigos e colegas queridos. Este é um momento sublime que estou vivendo”, pontuou o desembargador Sérgio Gama.


 


Também emocionado, o desembargador Vivas agradeceu o convite, "porque estou tendo a oportunidade de rever antigos colegas e grandes amigos. Posso garantir a todos que o Ministério Público está dentro do meu coração”.


 


A homenagem ao doutor Euclésio Ribeiro foi surpresa e ele também ficou muito emocionado: "Quando somos convidados para uma missão, temos que cumpri-la”.


 


O juiz aposentado Clodoaldo Queiroz enalteceu a AESMP pela iniciativa de reunir os membros inativos do MPES em uma confraternização e, agradecendo a homenagem recebida, disse que "o MPES foi minha primeira grande casa”.  


 


Com lágrimas nos olhos, a servidora do MPES Mirian de Lourdes pediu a palavra para agradecer a homenagem: "Amo o Ministério Público como amo minha própria família. Ingressei no MPES aos 18 anos de idade. Lá, construí uma grande família. Sou muito grata a todos vocês por tudo. O sucesso de vocês é o meu sucesso”.  


 


Galeria dos Presidentes


 


Antes do Almoço dos Inativos, a AESMP inaugurou, solenemente, a Galeria dos Presidentes, que fica no segundo andar do prédio de sua Sede Administrativa, em Bento Ferreira, Vitória.


 


Além de convidados e outros associados, participaram da inauguração cinco dos 17 ex-presidentes da Associação: Zélio Guimarães Silva, Humberto Alexandre Campos Ramos, Almiro Gonçalves da Rocha, Marcello Souza Queiroz e Adélcion Caliman.


 


Ao falar da inauguração da Galeria dos Presidentes, o doutor Euclésio Ribeiro da Silva destacou a importância dos ex-dirigentes para o crescimento da AESMP e pelo fortalecimento do próprio Ministério Público:


 


"Eles (ex-presidentes) são homens que contribuíram para que a Associação chegasse  ao atual estágio. Trata-se de uma homenagem histórica a essas pessoas que, de alguma forma, engradeceram a entidade e o MP”.


 


O presidente Pedro Ivo de Sousa destacou também a contribuição dos ex-presidentes e de suas diretorias para a AESMP. "Cada um de vocês soube muito bem o que fazer para o crescimento da nossa entidade. Vocês fazem parte da história. Por isso, é importante valorizarmos a vida de todos vocês”.


 


De sua fundação, em 21 de abril de 1961, a AESMP já teve 18 presidentes, incluindo o atual, Pedro Ivo de Sousa. O primeiro foi o doutor Odilon Castelo Borges.