Emoção marca posse de dois novos Procuradores de Justiça do MPES
Uma forte emoção marcou a posse solene dos associados Almiro Gonçalves da Rocha e Karla Dias Sandoval Mattos Silva como Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES). A posse, bastante concorrida, ocorreu na tarde de sexta-feira (27/04). A promoção dos dois foi aprovada pelo Conselho Superior do MPES em sessão realizada no dia 11 de abril de 2018. A Presidência e Diretores da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP) marcaram presença na posse dos dois associados.
Pelo critério de merecimento, Karla Sandoval tornou-se a nova titular da 12ª Procuradoria de Justiça Criminal. Já o doutor Almiro da Rocha, promovido por antiguidade, assumiu o cargo de 17º Procurador de Justiça da Procuradoria de Justiça Criminal. Os dois já haviam tomado posse administrativa no dia 12 de abril.
A posse foi dada pela doutora Elda Márcia Moraes Spedo, que presidiu sua última sessão solene do Colégio de Procuradores como Procuradora-Geral de Justiça do MPES, pois, nesta segunda-feira (02/05), ela transmite o cargo para o doutor Eder Pontes da Silva.
A doutora Elda Spedo saudou os dois empossados, ressaltou a trajetória individual que percorreram ao longo da carreira ministerial e assegurou que a presença de Almiro da Rocha e Karla Sandoval no âmbito do segundo grau do MPES vai reforçar ainda mais a defesa do Estado Democrático de Direito e dos interesses da sociedade:
"A promoção ao segundo grau é um porto de mudanças e não apenas de chegada. Vocês dois iniciam um novo ciclo. Desejo sucesso aos dois e que mantenham o ideário de justiça”, frisou a doutora Elda Spedo.
Ao iniciar seu discurso de posse, Karla Sandoval agradeceu à Banda de Música da Polícia Militar pela homenagem feita a ela. Lembrou que, desde criança, o Ministério Público faz parte de sua vida:
"Desde pequena, aprendi a amar o Ministério Público, por causa de meu pai (João Cézar Sandoval), que se dedicou e honrou o MPES como promotor de Justiça”, frisou Karla Sandoval, que dedicou a promoção ao sei pai, já falecido.
Ela, que atuou por mais de 14 anos na Promotoria de Justiça Junto à Auditoria Militar, agradeceu também à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar pela maneira profissional com que sempre foi tratada pelas corporações e citou o nome do coronel da Reserva Ilton Borges, ex-corregedor-geral da PM, como um amigo que fez.
"Meu compromisso, agora no segundo grau, será o de continuar agindo com liberdade e transparência”, afirmou Karla Sandoval, que se despediu fazendo um agradecimento especial a sua família:
"Tenho profunda gratidão aos meus pais, meus irmãos, marido e filhos. Se eu cheguei até aqui é porque vocês sempre estiveram ao meu lado. Também agradeço à minha fiel escudeiro, a servidora Mariana, que comigo caminhou e comigo continuará caminhando”.
Também com um discurso bastante emocionando, doutor Almiro Gonçalves da Rocha destacou o que chamou de “ponte de relacionamento”, ao referir-se a plateia presente no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça.
"Fico muito feliz em me deparar com essa plateia, formada por grandes amigos, colegas, familiares e autoridades. Esta ponte do relacionamento é que nos aproxima da sociedade. Precisamos estar sempre construindo pontes para não nos afastarmos do combate à corrupção”, pontuou Almiro das Rocha.
Ele se dirigiu à doutora Elda Spedo, que se despedia do cargo de Procuradora-Geral de Justiça. "A senhora impôs a marca de uma postura serena e ética e teve muito zelo com os deveres funcionais”.
Almiro da Rocha também lembrou o período em que presidiu a Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP). Em 2007, ele foi eleito presidente da AESMP e reeleito em 2009. Exerceu, ainda, a presidência do Conselho Fiscal da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP, no biênio 2009/2011.
"Nossa missão é o combate sem trégua à corrupção e defender a pacificação da Justiça social”. Em sua fala, o novo Procurador de Justiça homenageou os Membros Inativos do Ministério Público, na pessoa do doutor Vicente Nolasco Costa, de 83 anos, que assistiu a cerimônia de posse.
Almiro Gonçalves da Rocha encerrou o discurso citando seus familiares e falou com emoção do pai, já falecido. "Que Deus nos ilumine em nossas tarefas”, pediu.
Último a discursar, o presidente da AESMP, Adélcion Caliman, enalteceu o profissionalismo e o compromisso dos associados Almiro Gonçalves da Rocha e Karla Sandoval com o Ministério Público. Em nome de toda a classe e da AESMP, o presidente desejou aos dois "muito sucesso nesse recomeço de viagem”, que passa a ser a atuação no segundo grau do MPES.
O presidente da Associação aproveitou o ensejo para cumprimentar a doutora Elda Márcia Moraes Spedo por sua atuação à frente do Ministério Público Estadual nesses dois anos. "A senhora demonstrou grande capacidade de gestão. Mesmo em momento de crise financeira, soube muito bem conduzir nossa instituição, elevando o MPES ao patamar de primeiro lugar em transparência no ranking nacional”.