Emoção marca posse de Sídia Nara Ofranti Ronchi como a mais nova procuradora de Justiça

Data da postagem: 26/04/2016

Uma forte emoção marcou a posse administrativa  da doutora Sídia Nara Ofranti Ronchi como a mais nova procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo. A Portaria nº 3.050, de 20 de abril de 2016, publicada no Diário Oficial do Estado de segunda-feira (25/04), trata da promoção, por antiguidade, da promotora de Justiça Sídia Nara Ronchi, do cargo de 12º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Cível de Vila Velha para o cargo de 1º Procurador de Justiça da Procuradoria de Justiça Especial.


 


A posse administrativa ocorreu na tarde de segunda-feira (25/04), no gabinete do procurador-geral de Justiça, Eder Pontes da Silva, na sede do MPE/ES, em Vitória. Contou com as presenças de diversos promotores de procuradores de Justiça, assim como da família da mais nova procuradora de Justiça: os pais, Ezequiel Ronchi Neto e Jahel Ofranti Ronchi; e o esposo, Jorge Henrique Bahia de Souza.


 


Inicialmente, a doutora Sídia Nara fez o juramento e depois recebeu a Carteira Funcional de Procuradora de Justiça. Em seguida, o procurador-geral de Justiça, Eder Ponte, abriu espaço para as homenagens. O primeiro a falar foi o pai de Sídia Nara, Ezequiel Ronchi Neto, que também foi professor de Direito e hoje se encontra na Inatividade como Procurador de Justiça do MPE/ES.


 


Ele leu uma crônica que fez em homenagem à filha. Falou que o momento “é fascinante” e agradeceu o fato da doutora Sídia Nara ter trilhado pelo mesmo caminho que “o meu, que é o Ministério Público”. Ezequiel Ronchi Neto disse mais:


 


“Louvo você, minha filha, por estar aqui. Não faço nenhuma recomendação, pois reconheço seus méritos. Mas digo uma coisa: você deve estar sempre unida aos seus pares do MP”, finalizou, já bastante emocionado.


 


Depois, falou o presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), Adélcion Caliman. Ele fez referência ao pai da colega Sídia Nara, Ezequiel Ronchi, de quem foi aluno no curso de Direito:


 


“Agradeço a Deus por estar aqui hoje e poder ver essa homenagem que um pai faz a uma filha. Aprendi muito com o professor Ronchi. Ele transmitiu sabedoria para nós, seus alunos, assim como fez para sua filha”, disse o presidente da AESMP.


 


Adélcion Caliman lembrou ainda a trajetória da associada da AESMP Sídia Nara no Ministério Público, onde assumiu o cargo de promotora de Justiça em 2 de janeiro de 1991:  “Desejo à senhora muito sucesso no cargo agora de Procuradora de Justiça Especial. São 25 anos de dedicação ao MP e à sociedade capixaba”.


 


Coube à procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele fazer as saudações de boas vindas à nova colega. Falou da amizade que tem com a família de Sídia Nara e lembrou os tempos em que trabalhou com o seu pai, Ezequiel Ronchi.


 


Mais emoção também foi sentida na fala da doutora Sídia Nara Ofranti Ronchi. Ela agradeceu a presença dos colegas na posse administrativa e lembrou que o pai sempre foi sua fonte de inspiração, sobretudo na escolha da carreira ministerial:


 


“Sempre estudei em escolas próximas do Fórum onde meu pai trabalhava. Assim, quando saía da aula, eu ia para o Fórum e ficava vendo os júris em que ele atuava como promotor de Justiça. Estou neste momento realizando um sonho. Eu amo todos vocês. Muito obrigada!”, agradeceu.


 


O procurador-geral de Justiça, Eder Pontes, encerrou a cerimônia ressaltando a “polidez de pessoa carinhosa e educada” que é a doutora Sídia Nara. “A senhora sempre é muito equilibrada, igual ao pai, nosso eterno professor.”


 


Saiba Mais


A mais nova procurador de Justiça, Sídia Nara Ofranti Ronchi, tomou posse  como promotora de Justiça em 28 de dezembro de 1990. No dia 2 de janeiro de 91, ela assumiu o cargo. Atuou em Mantenópolis, Santa Leopoldina, Barra de São Francisco, Colatina, Cariacica, Vitória e Vila Velha, onde estava desde 2004.