Escola de Estudos Superiores do MPES entrega diploma aos formandos de 2016 e inicia nova pós-graduaç

Data da postagem: 21/03/2017

A Escola de Estudos Superiores do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (EESMP) promoveu na noite de segunda-feira (20/03) a entrega do diploma aos estudantes que concluíram o curso de pós-graduação "Ordem Pública e o Ministério Público”, no ano letivo 2016. Ao mesmo tempo, a noite marcou a aula inaugural do ano letivo de 2017, com uma nova pós-graduação ofertada pela EESMP à comunidade capixaba. Há vagas abertas para a pós-graduação deste ano. Veja a Galeria de Fotos do evento.


 


Os estudantes, que lotaram o auditório da Associação Espírito-Santense do Ministério Público, em Bento Ferreira, Vitória, receberam o diploma de conclusão da pós-graduação das mãos de professores da EESMP e do promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Sergipe, professor Henrique Ribeiro Cardoso, convidado que proferiu palestra na noite festiva.


 


O diretor da EESMP, Pedro Ivo de Sousa, saudou os estudantes que se formaram e os futuros alunos, que já iniciam o curso  "Cidadania e Ministério Público”, sempre com aulas às terças, quartas e quintas-feiras, das 19 às 22h30, na Sede Administrativa da AESMP, em Vitória.


 


"É uma felicidade muito grande receber vocês em nossa Escola. Para o Ministério Público é um momento ímpar encerrar um curso de pós-graduação e iniciar outro logo em seguida. A Escola do MP tem a missão de proporcionar a vocês uma formação jurídica ligando a teoria à prática”, ressaltou o promotor de Justiça Pedro Ivo de Sousa.



 


O presidente da AESMP, Adélcion Caliman, e o subprocurador-geral Judicial do MPES, Josemar Moreira,  também deram votos de boas vindas aos estudantes, ressaltando a importância da Escola de Estudos Superiores do Ministério Público do Estado do Espírito Santo na carreira profissional dos Membros do MP. O Drº Josemar Mireira representou a procuradora-geral de Justiça, Elda Márcia Moraes Spedo, que não pôde comparecera ao evento.


 


Também estiveram presentes à solenidade do encerramento de um curso e a aula inaugural de 2017 os promotores de Justiça Fernando Cezar Ferreira Petrúngaro (que é professor da Escola), Aloir Dias Lacerda, Fábio Langa Dias, Sueli Lima e Silva e Jéssika Lima da Luz, além do advogado e professor da EESMP Saulo Salvador Salomão.


 


A aula inaugural do ano letivo 2017 foi realizada com uma palestra do Drº Henrique Ribeiro Cardoso, que abordou o tema "A Atuação do Ministério Público em Parceria com Instituições de Controle”. Na palestra aos jovens estudantes, o doutor Henrique Cardoso mostrou a relevância que se tem para a sociedade quando o promotor de Justiça busca ajuda externa para o seu trabalho diário:


 


"É preciso abandonarmos  aquela atuação antiquada e tradicional. Devemos sair do gabinete e trabalhar com outros órgãos de Estado – como os Tribunais de Contas, Judiciário, Polícias –  e da sociedade civil organizada, como a OAB e a Imprensa. São todas instituições importantes para atingirmos os objetivos”, pontuou Henrique Cardoso.


 


O palestrante acrescentou que a sociedade cobra muito do Ministério Público para ver solucionados problemas nas áreas de saúde, educação, segurança e no combate à corrupção. Por isso, Drº Henrique Cardoso falou da importância da Recomendação  nº 42/2016, do Conselho Nacional do Ministério Público, que trata da necessidade de estratégia de atuação conjunta.


 


A Recomendação objetiva a criação de estruturas especializadas no MP para a otimização do enfrentamento à corrupção, com atribuição cível e criminal. De acordo com a Recomendação, os ramos e as unidades do MP brasileiro devem constituir, com a brevidade possível, grupos de atuação especial para o enfrentamento à corrupção, com atuação preventiva e repressiva, e com atribuição extrajudicial e judicial, cível e criminal.


 


Em sua palestra, o professor e promotor de Justiça Henrique Cardoso enumerou as instituições nas quais os Membros do  Ministério Público Brasileiro devem buscar parceria para um controle mais profícuo:


 


"Devemos buscar apoio e parceria com os próprios colegas e os órgãos superiores do MP. Precisamos também da parceria com o Judiciário; Tribunais de Contas; Ministério Público de Contas; Polícias Civil, Militar e Federal; o Fórum de Combate à Corrupção; com Ministério Público Federal; a Imprensa; OAB; e o terceiro setor, como sindicatos e associações de classe.”   


 


Saiba Mais


 


A Escola de Estudos Superiores do Ministério Público fica na Rua Professora Emília Franklin Mululo, n° 154, Bento Ferreira, Vitória. Contatos com a direção da escola, para matrículas ao curso de pós-graduação, podem ser feitos pelo  telefone (27) 3223-7555. Há vagas abertas para a pós-graduação de 2017.