HELAINE PIMENTEL TOMA POSSE NA JUSPREV
Nossa colega Promotora de Justiça Helaine da Silva Pimentel Pereira levou o Espírito Santo e o Ministério Público capixaba mais longe. Ela tomou posse como Conselheira Fiscal titular da JUSPREV - Previdência Associativa do Ministério Público e da Justiça Brasileira, no último dia 18, na sede da instituição, no Paraná.
O feito é inédito e motivo de muita honra e orgulho para todos nós capixabas. Helaine é a primeira representante do Espírito Santo a integrar um Conselho gestor da JUSPREV, instituição que tem 16 anos de história e teve a AESMP como uma de suas entidades fundadoras.
E mais, Helaine é a única mulher eleita titular nos Conselhos para a gestão 2023-2027. Ela nos representará nos importantes debates e decisões em torno da defesa dos membros de MP de todo o Brasil no quesito previdência.
A AESMP não poderia ficar de fora de um dia tão significativo para a nossa categoria. A Diretora Administrativa da associação, Mônica Bermudes Medina Pretti, nos representou na possa dos novos conselhos da JUSPREV e aplaudiu de perto a posse de Helaine Pimentel.
Fizemos um bate-papo rápido com ela para saber de suas expectativas neste novo ciclo de representatividade e crescimento profissional. Confira!
O que a levou a se candidatar ao conselho fiscal de Jusprev? Como foi o apoio dos colegas?
A JUSPREV é uma entidade sem fins lucrativos, de âmbito nacional, instituída há mais de 15 anos e cada dia mais consolidada, da qual sou participante, por meio da AESMP, há cerca de 10 anos, surgindo o desejo de me candidatar ao Conselho Fiscal como forma de conhecer melhor a gestão do fundo de pensão e de participar mais ativamente dessa gestão. Desde então, recebi todo o apoio dos colegas e da Aesmp, com o incentivo à minha candidatura e apoio em sua divulgação, o que foi fundamental para o êxito no pleito.
Como foi receber a notícia de que saiu vitoriosa? Estava confiante na vitória?
Embora confiante, foi uma grata surpresa receber a notícia de que fui eleita como membra titular do Conselho Fiscal da Jusprev, haja vista a amplitude nacional da eleição e por ser esta a minha primeira candidatura, tendo sido ainda mais gratificante receber o retorno de todos os colegas, suas demonstrações de apoio e de confiança no trabalho a ser desenvolvido.
Qual o seu sentimento em representar o ES em uma instituição nacional tão importante? Especialmente sendo a primeira representante capixaba e mulher...
É um sentimento de muita alegria, acompanhado de plena consciência da responsabilidade e dos desafios que cercam a nova função, assim como do desejo de contribuir para o futuro da JUSPREV e de seus participantes, com muito estudo e dedicação
Quais suas expectativas em relação a sua atuação na Jusprev? Há alguma meta?
Tenho algumas expectativas sim. Posso dizer que a primeira delas é a de contribuir, junto com colegas de outros Estados e Instituições, para o constante fortalecimento da JUSPREV, inclusive para o alcance da meta projetada para os próximos anos, de dobrar o ativo gerido atualmente. Em relação à AESMP, quero me colocar à disposição dos colegas para dúvidas e orientações referentes à JUSPREV e sua atuação. De qualquer forma, quero continuar servindo aos propósitos do Ministério Público e da nossa associação para continuar ajudando em busca do melhor para a nossa classe e para a sociedade!