MINISTÉRIO PÚBLICO REALIZA REGIONALIZANDO EM ARACRUZ

Data da postagem: 14/11/2018

A Promotoria de Justiça de Aracruz recebeu nos dias 8 e 9 de novembro deste ano o Projeto Regionalizando, uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Espírito Santo. Foi o quarto encontro do projeto, que já aconteceu também nas Regiões Sul, Norte e Serrana do Espírito Santo  – respectivamente, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Venda Nova do Imigrante. Veja aqui fotos do evento.


 


A abertura do Regionalizando foi na quinta-feira (08/11) à noite, no auditório da Promotoria de Justiça de Aracruz e contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Eder Pontes da Silva; da Subprocuradora-Geral de Justiça Administrativo, Elda Márcia Moraes Spedo; da Corregedora-Geral, Carla Viana Cola; e do dirigente do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Pedro Ivo de Sousa.


 


O presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público, Adélcion Caliman, também participou da abertura do Regionalizando e compôs a Mesa de Autoridades ao lado dos demais Membros da Administração Superior do MPES.


 


O dirigente do CEAF abriu a solenidade falando da importância do Projeto Regionalizando para o Ministério Público Estadual. Pedro Ivo de Sousa lembrou que o projeto se iniciou na gestão da então Procuradora-Geral de Justiça, Elda Márcia Spedo, que tinha como dirigente do CEAF a agora procuradora de Justiça Izabel Cristina Salvador Salomão.


 


"O Regionalizando é mais do que uma capacitação. É uma troca de ideias  entre todos nós. A sua dinâmica é a integração, é a aproximação dos Membros do MPES. Posso garantir que toda a equipe do CEAF tem se empenhado para fazer o melhor”, pontuou o promotor de Justiça Pedro Ivo, acrescentando que, para 2019, há encontros do Regionalizando para Guarapari e Colatina.


 


Em sua saudação aos presentes, o presidente da AESMP, Adélcion Caliman,  falou da alegria de reencontrar vários colegas que atuam em outras Comarcas e destacou a importância do Projeto Regionalizando tem uma grande finalidade para os Membros do MPES:


 


"É o momento em que todos podem trocar ideias, fazer cobranças, que são enormes. Tenho certeza que os colegas aqui presentes continuarão realizando grandes ações que enobrecem o Ministério  Público”, disse Adélcion Caliman.


 


Ele enumerou os trabalhos desenvolvidos pela AESMP, CONAMP e demais entidades de classe, principalmente em Brasília, na defesa dos direitos e prerrogativas dos Membros do MP Brasileiro.


 


Já a Corregedora-Geral de Justiça, Carla Cola, manifestou-se no sentido de que, "nesses tempos difíceis, de crise que o País atravessa,  o Regionalizando é essencial para a nossa integração”.


 


Antes dos trabalhos iniciais, o Procurador-Geral de Justiça, Eder Pontes, também se dirigiu aos Membros do MPES e agradeceu a presença de todos.


 


O segundo dia – sexta-feira (09/11) – do Projeto Regionalizando foi dedicado a um ciclo de palestras. A primeira teve como tema "O MP e as Eleições 2018”, sendo proferida pelo dirigente do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (CAEL), Francisco Martinez Berdeal.


 


A segunda palestra, com o tema "A Implantação dos Planos de Saneamento Básico Municipais”, foi feita pelo dirigente do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente (CAOA), Marcelo Lemos Vieira.


 


Por último, aconteceram as palestras do dirigente do CEAF, Pedro Ivo de Sousa, que abordou o tema "Reflexões sobre Inovações Penais”, e do promotor de Justiça Nilton de Barros, que abordou "Acordo de não-persecução penal”.