MPES e AESMP participam da Ação Global com mobilização contra corrupção nas eleições municipais

Data da postagem: 27/05/2016

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (CAEL), realizou no sábado (21/05) uma mobilização contra a corrupção, com foco nas eleições municipais deste ano. Em parceria com o Instituto Não Aceito Corrupção, o CAEL atuou na Ação Global realizada de 8h às 16 horas, no Sesi de Cobilândia, em Vila Velha. O instituto é presidido pelo promotor de Justiça Roberto Livianu, do Ministério Público do Estado de São Paulo.


 


O dirigente do CAEL, o promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal, três servidores do MPES e uma funcionária da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AEMSP) participaram das atividades, na tenda do Ministério Público. Eles explicaram aos eleitores o impacto do voto no dia a dia dos municípios, o papel dos prefeitos e dos vereadores, as graves consequências da venda de voto, da importância de se verificar o passado dos candidatos e da necessidade de fiscalização aos candidatos eleitos.


 


Além da distribuição de folhetos explicativos, a equipe também apresentou aos eleitores o jogo eletrônico “Voto em Jogo”, criado pelo Instituto Não Aceito Corrupção com o objetivo de alertar para a importância do voto consciente.


 


No total, a Ação Global contou com a participação de 11.418 pessoas e foram realizados 34.254 atendimentos. Voluntários do Instituto Não Aceito Corrupção também apresentaram o jogo e tiraram dúvidas sobre cidadania e combate a práticas corruptas em outros 17 Estados onde a Ação Global foi realizada.