MPES realiza no auditório da AESMP Curso de Capacitação e Gestão Colaborativa de Projetos
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo encerrou nesta quinta-feira (05/07), por meio da Assessoria de Gestão Estratégica e Planejamento (AGE), do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPA) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), encerrou na quinta-feira (05/07) à tarde o "Curso de Capacitação, Criação e Gestão Colaborativa de Projetos”, voltado para Membros e Servidores do MPES.
Iniciado na terça-feira (03/06), o curso foi realizado no auditório da Associação Espírito-Santense do Ministério Público, em Vitória. Nos três dias de duração, o curso foi ministrado pelo professor e consultor Xaba Piffer. Participaram promotores de Justiça e servidores ligados aos Centros e Núcleos do MPES, como a AGE, NUPA, Centro de Apoio Eleitoral (CAEL), Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAIJ) e Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (CAPE). Veja aqui fotos dos três dias do Curso.
Nas oficinas ministradas durante o curso, promotores de Justiça e servidores do MPES aprenderam a buscar a criação de projetos criativos e humanizados, com base na inteligência coletiva de grupo e emocional.
O Curso de Capacitação, Criação e Gestão Colaborativa de Projetos foi aplicado com base na filosofia do método conhecido como "Dragon Dreaming”, que, de acordo com o professor e consultor Xaba Piffer, "é um sistema de princípios e técnicas para criação e gestão colaborativa de projetos regenerativos para inovação e sustentabilidade sistêmica”.
Ainda segundo o professor, a base do "Dragon Dreaming” integra métodos ágeis e experiências lúdicas para o desenvolvimento do protagonismo, engajamento e expansão da criatividade para que as equipes empreendam de forma inovadora, rápida, eficaz e com mais resultados.
Para o dirigente do CAEL, o promotor de Justiça Francisco Martinez Berdeal, o curso acontece num momento propício porque é a época em que estão sendo desenvolvidos projetos do MPES:
"Estamos no período da elaboração de planejamento estratégico. É o momento de apresentação de propostas para o Plano Geral de Ação 2018/2019”, frisou Francisco Berdeal.
As propostas são desenvolvidas e apresentadas pelos Centros de Apoio e Núcleo e dirigentes da AGE, NUPA/CAEL, CAIJ e CAPE.
Saiba Mais
O capixaba Juliherme Xaba Piffer é consultor, facilitador e designer de grupos e projetos regenerativos para inovação e sustentabilidade sistêmica. Mestre em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), ecoempreendedor, permacultor, multiplicador internacional do Dragon Dreaming, Transition Network e Gaia Education, também tem formação em Sociocracia, Comunicação Não-Violenta, Processos Circulares, Art of Hosting, Investigação Apreciativa e Seminários Insight (IV), tendo também participado dos programas Guerreiros Sem Armas (Jogos Oasis), Germinar e WYSE International Leadership. Já facilitou dezenas de cursos e projetos Dragon Dreaming em diversos países da América Latina e Europa.