Noite de autógrafos leva mais de 200 pessoas à AESMP e marca lançamento de livros de três associados
A julgar pela concorrida noite de autógrafos, na quinta-feira (26/04), para o lançamento dos livros "Princípio da Vedação de Retrocesso e Financiamento da Seguridade Social no Brasil”, "Combate à Corrupção na Visão do Ministério Público” e "Corrupção e Controle Social – A transparência como elemento de aperfeiçoamento da administração pública”, as obras serão um sucesso. Veja a Galeria de Fotos do evento.
Mais de 200 pessoas compareceram à Sede Administrativa da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), onde aconteceu o lançamento dos três livros, de autoria dos associados Rodrigo Monteiro da Silva, Leonardo Augusto de Andrade Cezar dos Santos e Itamar de Ávila Ramos, que são Promotores de Justiça da Ativa do MPES.
Os autores receberam familiares, amigos, colegas e alunos, que se juntaram aos estudantes do Curso de Pós-Graduação "Defesa da Ordem Jurídica e Ministério Público”, da Escola de Estudos Superiores do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (EESMP). O lançamento das obras ocorreu durante a aula, que contou com palestras relacionadas aos temas dos livros.
Os livros lançados são: "Corrupção e Controle Social – A transparência como elemento de aperfeiçoamento da administração pública”, do doutor Rodrigo Monteiro; "Combate à Corrupção na Visão do Ministério Público”, que reúne uma coletânea de ensaios e tem a presença do associado Leonardo Augusto de Andrade; e "Princípio da Vedação de Retrocesso e Financiamento da Seguridade Social no Brasil”, de autoria do Promotor de Justiça Itamar Ramos e da professora Elda Coelho de Azevedo Bussinguer.
Os três autores receberam os convidados na recepção da AESMP, onde autografaram seus livros. Também participaram das palestras, proferidas pelos doutores Adriano Sant’Ana Pedra, Hermes Zanetti Júnior e da doutora e professora Elda Coelho Bussinguer.
Em sua mensagem aos autores dos livros, alunos, palestrantes e convidados, o presidente da AESMP, Adélcion Caliman, falou da alegria em abrir as portas da Associação para o lançamento de livros que enriquecem o Ministério Público com temas eloquentes e de interesse da sociedade.
"O lançamento de obras literárias na sede da AESMP é algo que vem crescendo. A entidade estará sempre de portas abertas para seus associados”, disse o presidente, ressaltando que, em2016, o auditório da AESMP também foi palco para o lançamento dos livros da Procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele e do Procurador de Justiça aposentado Ulysses Gusman.
Em sua manifestação, o diretor da Escola de Estudos Superiores do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (EESMP), Gustavo Senna Miranda, citou o "momento enriquecedor” que foi a presença de três Membros do MPES apresentando à sociedade capixaba suas obras literárias. Afirmou que os colegas Rodrigo Monteiro, Leonardo Augusto e Itamar Ramos representam o "Ministério Público da Constituição Federal”. E completou:
"Para nós, é uma noite especial, em que os colegas e a professora Elda têm oportunidade, em suas obras, disseminar o pensamento do Ministério Público. É importante mostrarmos que o MP produz sua própria doutrina em favor da sociedade. Este, sem dúvida, é um momento histórico”.
O público presente, que desde as 18h30 de quinta-feira a chegar à Sede Administrativa da AESMP, elogiou o evento. Pela Associação, passaram Procuradores e Promotores de Justiça da Ativa e Inativos, além de amigos, esposas, filhos e demais familiares dos autores dos livros. Também compareceram estudantes de Faculdades, professores, operadores do Direito e operadores da Segurança Pública.
Para o Procurador de Justiça aposentado Antônio Carlos Amancio Pereira, ao abrir as portas para Membros do MPES lançarem seus livros, a Associação está estimulando os colegas a estudarem cada vez mais o Direito.
"Torna-se fundamental os colegas estudarem o que aflige o tecido social. Esses colegas são multiplicadores de ideias. O que aprendemos, reflete diretamente no nosso destinatário final, que é povo. Eventos como este colocam o Ministério Público dentro de um contexto que é o de apresentar soluções para os problemas; apresentar ideias para as políticas públicas. Essa conexão que acontece é fundamental para compreender melhor o que está ao nosso redor. É importante que os estudos dos nossos colegas sejam um movimento constante, porque, afinal, o céu é o limite”, disse o doutor Amancio Pereira.
O que falam os autores
Rodrigo Monteiro
"Foi um evento engrandecedor. Particularmente, estou muito feliz com a presença de tantas pessoas no lançamento dos nossos livros. Diversos colegas e amigos prestigiaram o acontecimento na Sede da AESMP. No meu caso, especificamente, fiquei satisfeito em saber do interesse das pessoas pelo livro, que aborda um tema que está na onda do dia dos brasileiros, que é a corrupção. Procurei abordar o tema com uma linguagem comum, sem linguagem, pois entendo ser importante que cada cidadão tenha o seu papel na sociedade. Com este livro, eu busco tentar plantar a semente da cidadania ativa nas pessoas”.
Leonardo Augusto de Andrade
"Foi um prazer muito grande compartilhar esse lançamento da coletânea de artigos sobre corrupção com os amigos do Ministério Público. Espero que a obra seja útil para a combater esse mal que assola nossa democracia”.
Itamar Ramos
"O evento de lançamento de nosso livro, em co-autoria com a professora Elda Bussinguer, realizado na Sede Administrativa da AESMP, em companhia de meus amigos Rodrigo e Leonardo, foi um momento de grande alegria para mim. Depois de muitas lutas e dificuldades para concluir os estudos do Mestrado em Direitos e Garantias Fundamentais pela FDV, encontrar familiares e amigos, nesse momento tão especial, me motiva, ainda mais, a continuar buscando o aperfeiçoamento funcional por meio do doutorado para, ao final, apresentar propostas concretas visando a efetivação de uma cidadania plena no Brasil".
Ouça aqui a entrevista concedida à Band News FM Vitória, no dia 23 de abril de 2018, pelos associados Rodrigo Monteiro e Leonardo Augusto sobre seus livros, que abordam um tema em comum: corrupção.