Nova Diretoria e Conselhos da AESMP tomam posse administrativa

Data da postagem: 22/04/2019

Membros da nova Diretoria Executiva e dos Conselhos Fiscal e Deliberativo daAssociação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP) tomaram posse administrativa na manhã desta segunda-feira (22/04). Eleita para o biênio 2019/2021, a nova Diretoria tem como presidente o Promotor de Justiça Pedro Ivo de Sousa.  A posse foi dada pelo então presidente da AESMP, Adélcion Caliman.


 


Foram empossados, além do presidente Pedro Ivo, a 1ª vice-presidente da Associação, Bianca Seibel Pinto; a 2ª vice-presidente, Ana Maria Mai; o 1º diretor Financeiro, Maxwel Miranda Araújo; a 1ª diretora Administrativa, Valéria Barros Duarte de Morais; a 2ª diretora Administrativa, Mônica Bermudes Medina Pretti; e o 2º diretor Financeiro, Veraldo Macêdo Miranda.


 


No Conselho Fiscal foram empossados Fabrício Admiral Souza, Carlos Eduardo Rocha Barbosa, Lauanda Abdala Brandão da Costa, Lidson Fausto da Silva e Sálua Piazzarollo Faiçal. Já no Conselho Deliberativo tomaram posse: Tiago Boucault Pinhal, Gusthavo Ribeiro Bacellar, Célia Lúcia Vaz de Araújo, Fernando José Lira de Almeida e Natássia Martins Sarmento.


 


Também compareceram à reunião de posse administrativa o Subprocurador-Geral de Justiça Judicial, Josemar Moreira; o Ouvidor-Geral do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, o Procurador de Justiça Eliezer de Sousa; e o associado Euclésio Ribeiro da Silva, então coordenador do Departamento de Inativos e Pensionistas da Associação.


 


Ao abrir a reunião para a posse administrativa, Adélcion Caliman agradeceu aos membros de sua Diretoria, aos funcionários da Associação e desejou boa sorte ao seu sucessor, Pedro Ivo de Sousa, que, no biênio 2017/2019, foi 1º vice-presidente da AESMP.


 


"Desejo a nova Diretoria uma gestão ainda muito mais afinada. Desejo ao doutor Pedro todo êxito. Que ele possa seguir com determinação e com uma visão institucional em prol dos associados”.


 


A fala dos novos empossados


 


Em seguida, o novo presidente passou a dirigir os trabalhos e abriu espaço para que todos os presentes pudessem deixar sua manifestação. "Esta posse simples e singela demonstra nosso compromisso com o trabalho austero, eficiente e associativo”, resumiu o Promotor de Justiça Pedro Ivo de Sousa.


 


Primeira a falar foi a nova 1ª vice-presidente, Bianca Seibel. Agradeceu a parabenizou a gestão que deixa a Associação e destacou os laços de amizade proporcionados durante a campanha eleitoral, que culminou com a eleição da Chapa Integração, no pleito realizado no dia 12 de abril deste ano:


 


"Tivemos uma caminhada difícil para todos, mas que se revelou extremamente prazerosa, principalmente por conta dos laços que fizemos.”


 


Representando a Administração Superior do MPES na posse administrativa, o Procurador de Justiça Josemar Moreira parabenizou a ex-diretoria e desejou uma atuação profícua aos novos dirigentes da AESMP. Falou de sua preocupação com os ataques que o MP Brasileiro vem sofrendo e pontuou que as prerrogativas e direitos têm que ser defendidos arduamente:


 


"O momento é desafiador. É preciso que as Associações de Classe trabalhem sempre junto ao Congresso Nacional, ao Conselho Nacional do MP e do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça a fim de contribuir com melhorias e aperfeiçoamento em prol do Ministério Público e da sociedade”, pontuou Josemar Moreira.


 


O Procurador de Justiça Eliezer Siqueira de Sousa salientou que o momento é marcante em sua vida. E participar da posse do filho como presidente da AESMP é motivo de orgulho:


 


"Sua vitória será demonstrada na gestão como a vitória da superação. Tenho certeza que toda a Diretoria vai superar as dificuldades para que a Associação saia, realmente, na defesa de todos os associados. Você (Pedro Ivo) assume como presidente de todos os associados. Esta não é minha esperança; é a minha certeza”, disse o Procurador de Justiça.


 


Euclésio Ribeiro da Silva agradeceu o apoio que a gestão do presidente Adélcion Caliman deu aos Membros Inativos do Ministério Público.


 


"A gestão do doutor Caliman sempre foi um esteio para os Inativos, tanto aqui no Estado quanto em Brasília, junto à CONAMP. Somos eternamente gratos por esse sustentáculo”, frisou o associado, que na gestão que se encerra o mandato era diretor Administrativo e coordenador do Departamento de Inativos.


 


Euclésio Ribeiro das Silva destacou ainda as virtudes do novo presidente da AESMP, Pedro Ivo de Sousa, a quem desejou sucesso na nova empreitada: "Que esse seu ímpeto para o trabalho seja sempre usado para atender os reais interesses da Associação e dos associados”.


 


Para o diretor Financeiro Maxwel Miranda Araújo, que ocupou o mesmo cargo nas duas últimas gestões, os desafios continuarão existindo e serão cada vez maiores.


 


"A gestão do presidente Caliman recebeu uma carga de cobrança muito grande. Enfrentamos momento financeiro complicado. Os desafios continuarão crescendo”, disse Maxwel Araújo.


 


A nova 2ª diretora Administrativa, Mônica Bermudes Pretti, também parabenizou a administração que deixa a AESMP, ao mesmo tempo em que desejou sucesso ao presidente Pedro Ivo.


 


"Fico muito feliz em poder integrar a nova Diretoria. Tivemos uma experiência excelente durante o processo eleitoral, quando pudemos estreitar os laços com os colegas. A AESMP é uma entidade equilibrada e dona de uma credibilidade firme, que só tende a crescer”, ponderou a Promotora de Justiça Mônica Pretti.


 


Eleito membro do Conselho Fiscal, Fabrício Admiral agradeceu a Adélcion Caliman a oportunidade de ter feito parte da gestão do biênio 2017/2019. "Foi motivo de orgulho para mim”, salientou o Promotor de Justiça, que acrescentou:  "Tenho certeza que nosso novo presidente (Pedro Ivo), com suas diversas capacidades, vai conseguir realizar uma excelente administração”.


 


O Promotor de Justiça Gusthavo Ribeiro Bacellar, integrante do Conselho Deliberativo, falou da sua satisfação em estar integrado ao grupo que vai administrar a AESMP pelos próximos dois anos. "Sabemos dos desafios que temos pela frente, mas o grupo está unido em prol dos associados”.


 


Também integrante do Conselho Deliberativo, Tiago Boucault Pinhal lembrou de sua trajetória na primeira gestão do presidente Adélcion Calimam, como membro do Departamento de Esportes. "Foi uma experiência legal e gratificante”, afirmou ele.


 


Tiago Pinhal também falou do novo presidente. "Tenho toda confiança na capacidade de gestão do colega Pedro Ivo. Ele sabe lidar com os problemas de maneira leve e com resolutividade. Porém, para o sucesso de uma entidade de classe, é preciso união e envolvimento”.


 


O novo presidente da AESMP, Pedro Ivo de Sousa, encerrou os trabalhos com uma fala de agradecimento às pessoas presentes à reunião e ao seu antecessor, Adélcion Caliman. Ele também agradeceu ao Subprocurador-Geral de Justiça Judicial, Josemar Moreira, por ter comparecido à posse administrativa da nova Diretoria. E ainda deu uma mensagem de carinho ao seu pai, o procurador de Justiça Eliezer Siqueira de Sousa, ao declarar que "sua vida é um exemplo de sabedoria”.


 


Pedro Ivo salientou ainda que  a Diretoria vai concentrar forças para os próximos dois anos de gestão. "Precisamos aceitar e enfrentar novos desafios. Todos os compromissos que assumimos na campanha, vamos honrar também, com ações, nesses próximos dois anos. A Associação é grande, assim como é grande o Ministério Público. Queremos uma AESMP integrada e forte, pois sabemos que não existe Associação de uma pessoa só”.


 


Galeria dos Presidentes é inaugurada


 


Depois da reunião, membros da nova Diretoria e dos Conselhos Fiscal e Deliberativo inauguraram a Galeria dos Presidentes da AESMP. Da fundação da entidade, em 21 de abril de 1961, foram 17 presidentes até o Promotor e Justiça Adélcion Caliman. O doutor Pedro Ivo de Sousa é o 18º presidente da Associação. O primeiro foi o doutor Odilon Castelo Borges.