Nova procuradora-geral da República prega diálogo entre os MPs

Data da postagem: 13/10/2017

A nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, recebeu na segunda-feira (09/10) procuradores-gerais de Justiça de todos os Estados brasileiros, ou os respectivos representantes. O encontro faz parte do Fórum Permanente de Diálogo entre os Ministérios Públicos Estaduais e Federal e tem o apoio da atual gestão do Ministério Público da União (MPU). A chefe do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, Elda Márcia Moraes Spedo, esteve presente na reunião.


 


Durante a reunião, Raquel Dodge afirmou que o principal objetivo do encontro é incentivar a união dos ramos do Ministério Público, além de encurtar a distância entre os membros nos Estados e estabelecer um diálogo permanente e horizontal na instituição. "Todos os membros devem ter vez e voz no Ministério Público”, afirmou.


 


Já os procuradores-gerais de Justiça destacaram a importância dessa interlocução para o fortalecimento das instituições e a otimização dos trabalhos em defesa da sociedade. "Este Fórum é importante para discutirmos temas comuns aos ministérios públicos”, ressaltou o procurador-geral de Justiça do Ministério Público em Santa Catarina (MPSC), Sandro José Neis, atual presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União (CNPG).


 


A procuradora-geral de Justiça do Estado do Espírito Santo, Elda Márcia Moraes Spedo, defendeu um diálogo mais aberto com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). "Manter um diálogo de forma direta com o CNMP, sem dúvida, é de suma importância para os procuradores-gerais de Justiça, pois, como foi dito, quem dialoga, escuta e acolhe”, declarou.


 


A nova procuradora-geral da República aproveitou a oportunidade para apresentar parte dos integrantes do gabinete dela e colocar a equipe à disposição dos procuradores-gerais de Justiça. Raquel Dodge solicitou, ainda, atenção especial dos Estados na atuação eleitoral.


 


O vice-procurador-geral de Justiça eleitoral, Humberto Jacques Medeiros, lembrou que o Brasil está a um ano das eleições e reiterou a necessidade de integração dos membros com as Procuradorias de Justiça Eleitoral.