Novo presidente da AESMP conclama colegas a se unirem cada vez mais em prol de uma sociedade mais ju
Ao tomar posse em Sessão Solene como novo presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), o Promotor de Justiça Pedro Ivo de Sousa conclamou a classe a se manter cada vez mais unida com a finalidade de defender uma sociedade mais justa.
As Posses Solene e Festiva da Diretoria e dos Conselhos Fiscal Deliberativo da AESMP ocorreram na noite do dia 7 de junho deste ano, respectivamente, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça e no Cerimonial Le Buffet.
O novo presidente da AESMP agradeceu a presença de colegas, magistrados, servidores do MPES e demais autoridades.
"Meu agradecimento especial é para meus e minhas colegas de Chapa. Obrigado pela confiança e caminhada que tivemos juntos. Também agradeço aos colegas e às colegas da Chapa concorrente, pela oportunidade que nos deram para promoção de um debate sobre o que é melhor para a Associação”, disse Pedro Ivo de Sousa.
Para o novo presidente, a Associação, o Ministério Público e a sociedade formam um tripé, que precisam estar sempre unidos, pois defendem os mesmos interesses: a justiça e a paz social.
"Falar da Associação que nós queremos é falar do Ministério Público que queremos. Falar do Ministério Público que queremos é falar da sociedade que queremos. Este nosso MP trabalha em prol da sociedade; uma sociedade cada vez mais justa”, pontuou Pedro Ivo de Sousa.
Ele agradeceu ao Procurador-Geral de Justiça, Eder Pontes, e a Administração Superior por terem permitido a AESMP realizar nas dependências da sede do Ministério Público Estadual a transmissão do cargo e a posse da Diretoria e dos Conselhos Fiscal e Deliberativo.
Coube ao doutor Adélcion Caliman fazer oficialmente a abertura da Sessão Solene para dar posse ao seu sucessor. Em seu discurso, o ex-presidente falou das conquistas e das lutas que travou na defesa dos direitos e prerrogativas dos membros do Ministério Público.
Foram quatro anos à frente da AESMP – com dois mandatos consecutivos –, em que Adélcion Caliman realizou diversas viagens a Brasília, para reuniões da CONAMP e com parlamentes no Senado e na Câmara dos Deputados:
"Marcamos presença em todas as reuniões associativas da Conamp, tanto em Brasília quanto em outras capitais. Ainda na capital federal, inúmeras foram também nossas investidas no Congresso Nacional. Foram reuniões com deputados federais e senadores, a quem recorríamos no intuito de impedir a aprovação de leis contra s interesses da sociedade e do Ministério Público. Gostaria de destacar que sempre encontramos as portas abertas nos gabinetes dos parlamentares capixabas e de outros Estados. As visitas e reuniões na Câmara Federal e no Senado nunca foram em vão”, pontuou Adélcin Caliman;
"Atuar como presidente da Associação, por quatro anos, foi algo muito prazeroso. Posso ter sofrido desgaste físico, mas ganhei muito no emocional”, completou o ex-presidente da AESMP.
Mesa de Autoridades
A Mesa de Autoridades foi composta pelas seguintes pessoas: o então presidente da AESMP, Adélcion Caliman; o novo presidente, Pedro Ivo de Sousa; a 1ª vice-presidente, Bianca Seibel; o Procurador-Geral de Justiça, Eder Pontes; o tesoureiro da CONAMP, José Silvério Perdigão de Oliveira, representando o presidente da entidade, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto; o procurador-geral do Estado, Rodrigo Francisco de Paula, representando o governador Renato Casagrande; o deputado estadual Capitão Assumção; o desembargador José Paulo Calmon Nogueira, representando o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Rodrigo Chamon; o deputado federal Josias Da Vitória; o conselheiro do CNMP, Erik Venâncio Lima do Nascimento; o presidente da Associação dos Magistrados do Estado (AMAGES), Daniel Peçanha; o secretário-geral da OAB/ES, Marcus Felipe Botelho Pereira; e o chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, no Estado, Valério Heringer.
Posse Festiva contou com mais de 300 participantes
Depois da Posse Solene, aconteceu a Posse Festiva, no Cerimonial Le Buffet, em Jardim Camburi. Associados e convidados participaram de um coquetel e curtiram as músicas da Banda Trilha. Foram registradas mais de 300 presenças.
Foi mais um momento de confraternização entre membros do MP, seus familiares e demais convidados. A Posse Festiva começou às 21 horas e se encerrou após as 2 horas de sábado (08/06).
Mais uma vez, o presidente Pedro Ivo de Sousa agradeceu a presença das pessoas também na Festa Festiva.