Novos Promotores de Justiça tomam posse em tarde de emoção

Data da postagem: 15/05/2018

"Porque se chamavam homens/Também se chamavam sonhos/E sonhos não envelhecem”. A citação de um dos versos da música Clube da Esquina II, de Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges, marcou de forma emocionante a posse dos cinco novos Promotores de Justiça Substitutos do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, na tarde da última sexta-feira (11/05).


 


Tomaram posse Hudson Colodetti Beiriz, Felipe Amorim Castellan, Roberta Pimentel Fully, Lucas Lobato La Rocca e Roger Guimarães de Melo Barreto. A citação foi feita pela novel Promotora de Justiça Roberta Fully, em discurso feito em nome dos demais empossados. Veja aqui mais fotos da posse.


 


A posse foi realizada em sessão solene, no Auditório Déo Schneider, sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Vitória, Foi acompanhada pela Presidência e Diretoria da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP). A entidade entregou as insígnias aos empossados.


 


A solenidade foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Eder Pontes da Silva. Estiveram presentes também a Subprocuradora-Geral de Justiça Administrativo, Elda Márcia Moraes Spedo; o Subprocurador-Geral de Justiça Institucional, Alexandre José Guimarães; o Subprocurador-Geral de Justiça Judicial, Josemar Moreira; a Corregedora-Geral do MPES, Carla Viana Cola; o presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), Adélcion Caliman; além de procuradores e promotores de Justiça,  membros e servidores do Ministério Público e familiares dos Promotores de Justiça Substitutos empossados


 


O primeiro ato da solenidade foi o juramento, feito por Hudson Beiriz  e acompanhado pelos demais novos Membros do MPES. Em seguida, aconteceu a leitura do Termo de Posse. Posteriormente, o presidente da AESMP, Adélcion Caliman, conduziu a entrega das insígnias da entidade. O ato teve o acompanhamento das Procuradoras de Justiça Catarina Cecin Gazele e Carla Viana Cola e do Procurador de Justiça Almiro Gonçalves da Rocha, além de familiares dos empossados.


 


A discursar em nome dos empossados, a Promotora de Justiça Substituta Roberta Pimentel Fully destacou a importância do Ministério Público para o País, em especial neste momento, no enfrentamento da corrupção.


 


"Hoje é um dia muito importante para nós, empossados. Eu poderia falar sobre a história do Ministério Público; dizer que ele zela pela democracia do nosso País. Eu poderia dizer que somos – sim, somos, porque eu já me considero desta casa – o fiel da balança, somos a última etapa de uma barreira dos cidadãos. Eu poderia dizer de sonhos, como na canção do Milton Nascimento, que fala: ‘Porque se chamavam homens/Também se chamavam sonhos/E sonhos não envelhecem’.”


 


Roberta Fully prosseguiu: "Sim, gente, os sonhos de um Promotor de Justiça não envelhecem; perseguimos esse sonho desde cedo. Ao chegar aqui, temos que ter coragem para cumprir o que manda a Constituição Federal. Precisamos ter força, coragem, discernimento e misericórdia, porque, ao Promotor de Justiça, é dada a missão de visar sempre a Justiça. Ser Promotor de Justiça é uma vocação, que vamos exercer com amor e profunda dedicação, para fazer cumprir a Constituição e os direitos dos cidadãos”.


 


Presidente da AESMP saúda os novos Membros do MPES


 


Ao saudar os cinco novos Promotores de Justiça Substitutos, o presidente da AESMP, Adélcion Caliman, os orientou para que atendam às pessoas com muita alegria nas Promotorias e Comarcas por onde passarem. "Por trás daquelas pessoas que procuram o Ministério Público, existe o clamor por Justiça”, ponderou ele.


 


Salientou que cada semente que ora está sendo plantada demora a germinar. Por isso, acrescentou o presidente da AESMP, "foi preciso, por parte de vocês, muito estudo, preparação e dedicação. E essa semente  germinou para fazer Justiça em favor da coletividade”.


 


A Corregedora-Geral do MPES, Carla Viana Cola, também saudou os novos Membros e disse que a Corregedoria-Geral estará à disposição para auxiliá-los neste início de atuação ministerial. "Sejam muito bem-vindos. Estamos muito felizes com essa vinda, porque os senhores reforçarão a atuação ministerial com brilhantismo”.


 


Doutor Eder Pontes fala da importância de se estreitar relação com a sociedade


 


O Procurador-Geral de Justiça, Eder Pontes, fez discurso de saudação aos novos Membros do MPES. Ele afirmou que agora Hudson Beiriz, Felipe Castellan, Roberta  Fully, Lucas Lobato La Rocca e Roger Guimarães Barreto cumprirão uma missão. Recomendou que eles mantenham sempre proximidade com os cidadãos que atenderão nas Promotorias de Justiça.


 


"Ressalto a importância de estreitarmos nossa relação com a sociedade. Somos servidores públicos e estamos aqui para servir aos cidadãos. A eles nosso trabalho é destinado”, disse Eder Pontes.


 


O Procurador-Geral de Justiça destacou também a presença na solenidade de vários Procuradores e Promotores de Justiça e enfatizou a união institucional em favor da sociedade.


 


"Somos um só Ministério Público e queremos fortalecer cada vez mais nossa unidade institucional, pois assim teremos mais condições de exercermos nossas funções, inclusive com a maior aproximação entre o primeiro e o segundo graus”, observou.