Posse Solene da Diretoria e dos Conselhos Fiscal e Deliberativo da AESMP é marcada por homenagens ao

Data da postagem: 11/06/2019

A Posse Solene da Diretoria Executiva e dos Conselhos Fiscal e Deliberativo da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP) ocorreu na última sexta-feira à noite (07/06). A cerimônia contou com homenagens emocionantes ao colega associado Creumir Guerra em razão do seu falecimento, ocorrido horas antes do evento.


 


Na abertura da solenidade, realizada no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, as vices-presidentes da AESMP, Bianca Seibel Pinto e Ana Maria Mai, fizeram as homenagens ao colega Creumir Guerra, informando do seu falecimento e lendo, em seguida, o Decálogo do Promotor de Justiça e a Oração Pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo.


 


Após, foi feito por todos os presentes um minuto de silêncio em sua memória, sendo que, ao final, o público homenageou o associado Creumir Guerra com uma respeitosa e calorosa salva de palmas.


 


Durante sua fala, Ana Maria Mai ressaltou a importância do trabalho de Creumir Guerra como Promotor de Justiça: "O colega Creumir enobreceu o Ministério Público Estadual”, destacou a 2ª vice-presidente da AESMP.


 


Por sua vez, a 1ª vice-presidente, Bianca Seibel, frisou que a leitura da oração "é uma pequena homenagem de todos nós da Associação para o colega. Doutor Creumir, receba nosso adeus e guarda esta homenagem com carinho em seu descanso eterno, com muita paz”.


 


Ao assumir oficialmente a abertura da Sessão Solene para dar posse ao seu sucessor, o Promotor de Justiça Adélcion Caliman também homenageou o colega associado.


 


"Peço licença para quebrar o protocolo. Hoje era para ser um dia de extrema alegria, mas quis o destino levar nosso amigo e colega, o doutor Creumir Guerra. Eu o conheci quando dava meus primeiros passos como Promotor de Justiça, na Comarca de Mantenópolis. Ele era assessor Jurídico da Prefeitura e eu o incentivei a estudar para se tornar membro do nosso Ministério Público e ele se tornou num grande Promotor de Justiça”, recordou Adélcion Caliman.


 


Ao tomar posse, o novo  presidente da AESMP também prestou homenagem ao doutor Creumir Guerra, recitando o poema "Eu vejo Deus”, de autoria do colega. Creumir Guerra publicou o poema em 11 de janeiro de 2013 em seu blog.


 


"Vejo Deus no mar


Na areia cortante que o vento traz


Vejo Deus no peixe a nadar


No implacável sol do meio-dia


Vejo Deus na concha a catar


Na nuvem que a sombra faz


Vejo Deus no velho a caminhar


No menino que corre atrás da bola


Vejo Deus na gravida do filho a esperar


Naquele homem que não tem lar


Vejo Deus na dor que nos faz chorar


No milagre de cada dia


Vejo Deus na ciência que pode explicar


Na morte do inocente


Vejo Deus na fé sem duvidar


No ontem, no hoje e no amanhã


Vejo Deus em toda forma de amar”


 


Emocionado, ao concluir o poema, o presidente Pedro Ivo de Sousa destacou: "Tenho certeza que, neste momento, nosso colega Creumir está tendo a gloriosa oportunidade de ver Deus”.


 


Saiba Mais


 


Natural de Mantenópolis/ES, o Promotor de Justiça Creumir Guerra nasceu no ano de 1966 e começou a trabalhar como balconista aos 13 anos de idade. Foi Técnico em Contabilidade, professor e advogado. Ingressou no cargo de Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) no dia 1º de abril de 1997. Possuía especialização em Direito Penal e em Processo Civil. 


 


Bacharel em Direito pela Fadic (Faculdade de Direito de Colatina), onde também se especializou em Direito Penal. Posteriormente, especializou-se em Processo Civil e fez o curso de Mestrado na Fadivale (Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce),  Governador Valadares/MG. Em abril de 2013, ele concluiu o curso de Doutorado, feito na UMSA (Universidad Autónoma del Museo Social Argentina), em Buenos Aires.